Deformação permanente de revestimentos asfálticos com diferentes ligantes : comparação de desempenho através do parâmetro flow number
dc.contributor.advisor | Ceratti, Jorge Augusto Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Larissa Montagner de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-13T02:15:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110142 | pt_BR |
dc.description.abstract | O modal rodoviário é de grande importância no País, sendo utilizado como meio de locomoção tanto de cargas quanto de passageiros. Das rodovias pavimentadas, a maior parte tem concreto revestimento em concreto asfáltico. Os revestimentos podem apresentar diversas patologias devido às solicitações sofridas. Entre as patologias encontradas no revestimento de concreto asfáltico destaca-se a deformação permanente, que pode ser caracterizada pelo afundamento nas trilhas de roda. Sendo assim, este trabalho versa sobre a comparação de desempenho de misturas asfálticas com diferentes ligantes, através do parâmetro Flow Number, que avalia a deformação permanente da mistura. Para a obtenção deste parâmetro foram realizados ensaios uniaxiais de carga repetida. Estes ensaios foram realizados com quatro misturas. Os materiais utilizados nas misturas foram, agregados pétreos de origem basáltica e três diferentes ligantes asfálticos: o ligante convencional CAP 50/70, o ligante modificado por polímeros elastoméricos CAP 60/85-E e o ligante modificado com borracha de pneus CAP AB-8; utilizou-se também o CAP 50/70 com a adição de aditivo para mistura morna. Nas quatro misturas estudadas utilizaram-se agregados enquadrados na faixa-C do DNIT, variando somente o ligante. Assim, esperava-se que os resultados encontrados com a mistura dosada com o CAP AB-8 apresentasse melhores resultados em comparação com os demais. Porém, os resultados encontrados mostraram que o CAP AB-8 obteve FN baixo, demostrando que a mistura dosada com este CAP não apresenta uma boa resistência à deformação permanente, consideranso-se este parâmetro. Por outro lado, a mistura com o CAP 60/85-E não atingiu FN durante os 10.000 ciclos, demostrando ser a melhor mistura estudada no presente trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Deformação permanente de revestimentos asfálticos com diferentes ligantes : comparação de desempenho através do parâmetro flow number | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000951991 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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