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Aterros instrumentados sobre solos moles : estudo de caso na BR-448
dc.contributor.advisor | Schnaid, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Nietiedt, Juliano Augusto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-13T02:15:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110141 | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção de aterros sobre solos moles trás consigo grandes dificuldades devido à baixa capacidade de suporte desses solos e as incertezas quanto ao seu comportamento. Além das diversas técnicas construtivas existentes para se lidar com os grandes recalques, longos tempos de adensamento e baixa capacidade do material, o acompanhamento contínuo durante sua execução por meio de uma instrumentação de campo é imprescindível para o sucesso da obra. Este trabalho é um estudo de caso dos aterros instrumentados sobre solos moles da rodovia BR-448 (Rodovia do Parque), situada na região metropolitana de Porto Alegre. Construída nas planícies de inundação dos rios Sinos e Gravataí, a rodovia foi inaugurada em dezembro de 2013 com a finalidade de aliviar os longos congestionamentos na BR-116. Através de uma boa campanha de investigações geotécnicas foi possível determinar os parâmetros que regem o comportamento desse solo. Sondagens SPT, ensaios de piezocone, palheta e adensamento são indispensáveis para que se possa projetar e prever o desempenho de obras sobre solos moles. Diversas técnicas construtivas foram aplicadas a esta obra, como a construção por etapas, utilização de bermas de equilíbrio, geogrelhas, geodrenos verticais, construção sobre colunas granulares e também combinações delas. Além das investigações de campo e laboratório foi necessário que se instrumentasse e acompanhasse, de maneira contínua, toda a obra, dado que existem muitas incertezas nas previsões feitas na fase de projeto. A instrumentação de campo, através de medidas de deslocamentos verticais e horizontais, poropressões e distorções, é capaz de prever e denunciar possíveis rupturas, possibilitando medidas corretivas. Através de técnicas de análise aplicadas a dados da instrumentação de campo foi possível verificar a segurança quanto a ruptura e identificar processos mobilizados durante a construção dos aterros sobre solos moles da rodovia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Aterros instrumentados sobre solos moles : estudo de caso na BR-448 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000951987 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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