Estudo sobre os critérios para o projeto estrutural do sistema de escoramentos de lajes de concreto armado em edificações comerciais
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho versa sobre os parâmetros a serem considerados no projeto estrutural de escoramentos em lajes de concreto armado de edificações comerciais. O propósito do trabalho é obter subsídios para determinar a disposição do escoramento remanescente, de modo que as solicitações na fase construtiva possam ser suportadas pela estrutura de concreto, que é projetada para o uso final, sem que sejam causados danos à mesma. Para estimar as cargas existentes durante essa fase, buscou-se, na literatu ...
Este trabalho versa sobre os parâmetros a serem considerados no projeto estrutural de escoramentos em lajes de concreto armado de edificações comerciais. O propósito do trabalho é obter subsídios para determinar a disposição do escoramento remanescente, de modo que as solicitações na fase construtiva possam ser suportadas pela estrutura de concreto, que é projetada para o uso final, sem que sejam causados danos à mesma. Para estimar as cargas existentes durante essa fase, buscou-se, na literatura, um modelo de cálculo simplificado que permitisse analisar a transferência de cargas entre escoras em função do tipo de cimento utilizado, do ciclo de execução e do número de pavimentos conectados pelo escoramento remanescente. O modelo utilizado foi o proposto por Grundy e Kabaila. Foram escolhidos vários tamanhos de lajes retangulares, com diferentes condições de vinculação nas suas bordas, as quais foram projetadas, primeiramente, para as cargas de projeto, através do uso de coeficientes de ponderação para carregamentos de longa duração. Foram estimadas, a partir das taxas de armadura obtidas, as solicitações correspondentes às cargas na fase construção, através do uso de coeficientes de ponderação para carregamentos de curta duração. A partir disso, foram realizados testes em que o número e a disposição das escoras variavam progressivamente, buscando-se encontrar momentos gerados pelas cargas construtivas menores ou iguais aos momentos máximos admissíveis de curta duração. Os resultados encontrados mostraram que somente lajes muito pequenas, nas quais a totalidade das armaduras foram armaduras mínimas, possuem resistência suficiente para suportar a carga gerada pelos escoramentos, durante a fase de construção, com os coeficientes de segurança indicados por norma. Para outros casos, não é possível estabelecer uma disposição de escoramento que atenda ao critério de segurança. Embora o sistema de escoramento gere solicitações maiores que as correspondentes às cargas de serviço, os momentos resistentes limites últimos das lajes não foram ultrapassados, exceto em poucos casos não usuais em que apenas uma escora central era utilizada. Como regra geral, os resultados obtidos no estudo apontam para que as lajes devam ser projetadas tanto para as cargas de serviço quanto para as cargas decorrentes da etapa de construção. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License