Lajes maciças de concreto armado e alveolares protendidas pré-fabricadas : estudo comparativo em função dos vãos entre apoios
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os elementos pré-fabricados consolidaram-se no mercado da construção civil como alternativa frente aos reduzidos prazos de execução e a necessidade de melhoria na qualidade do produto. A execução de projetos estruturais com a utilização destes elementos, no entanto, acaba por ser adotada em sua maioria pelo beneficio de prazo, sem verificações de viabilidade ou comparativos com outros modelos estruturais. Esta análise, frente aos custos executivos, pode permitir uma maior empregabilidade de ele ...
Os elementos pré-fabricados consolidaram-se no mercado da construção civil como alternativa frente aos reduzidos prazos de execução e a necessidade de melhoria na qualidade do produto. A execução de projetos estruturais com a utilização destes elementos, no entanto, acaba por ser adotada em sua maioria pelo beneficio de prazo, sem verificações de viabilidade ou comparativos com outros modelos estruturais. Esta análise, frente aos custos executivos, pode permitir uma maior empregabilidade de elementos pré-fabricados em obras em que o custo é fator determinante para a definição do modelo construtivo. Este trabalho, portanto, busca comparar o modelo de laje maciça moldada in loco, utilizado em larga escala na construção, com o modelo de laje alveolar protendida pré-fabricada, sob determinados aspectos e condições de contorno, vão entre apoios e respectivos custos atrelados à execução. A partir de revisão bibliográfica são descritas as características de cada tipo de laje, destacando as especificidades, vantagens e desvantagem, bem como exigências normativas de projeto, que posteriormente serão utilizados no cálculo de espessuras das lajes maciças. Para as lajes alveolares, também são observadas as exigências de projeto e diferenciais estruturais. Após a determinação das espessuras para as lajes maciças moldadas in loco, através de método de cálculo, são estabelecidos os quantitativos utilizados de concreto, aço e madeiramento de formas, necessários para sua execução. Nas lajes alveolares, por sua vez, os valores de espessura são obtidos junto ao fabricante, com base em informações de projeto fornecidas. Em seguida, de posse dos quantitativos necessários para execução, são verificados os custos envolvidos, como mão de obra, material, transporte e montagem. A relação entre os custos e respectivos quantitativos resulta em valores unitários, possibilitando a comparação em termos de custos apropriados e em função dos vãos entre os apoios. Por fim, são feitas as considerações referentes aos prazos de execução juntamente a definição do vão entre apoios no qual o emprego de um tipo de laje é o mais indicado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
-
TCC Engenharias (5789)
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