Estruturas mistas : projeto de uma ponte
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O uso de estruturas mistas em pontes e/ou viadutos no Brasil iniciou por volta dos anos 50 e 60, mas como principais obras se destacam o Elevado da Perimetral e o Elevado da Linha Vermelha que começaram a ser construídas nos anos 70. Atualmente percebe-se um crescente aumento no interesse nessas estruturas, evidenciado pelas construções recentes. Nas vigas mistas, explora-se a resistência à compressão do concreto e à tração do aço, o que possibilita o uso de estruturas mais esbeltas, consequent ...
O uso de estruturas mistas em pontes e/ou viadutos no Brasil iniciou por volta dos anos 50 e 60, mas como principais obras se destacam o Elevado da Perimetral e o Elevado da Linha Vermelha que começaram a ser construídas nos anos 70. Atualmente percebe-se um crescente aumento no interesse nessas estruturas, evidenciado pelas construções recentes. Nas vigas mistas, explora-se a resistência à compressão do concreto e à tração do aço, o que possibilita o uso de estruturas mais esbeltas, consequentemente mais leves e, possivelmente, mais econômicas. A interação entre a laje de concreto e as vigas de aço é estabelecida por conectores de cisalhamento. Nesse contexto, apresenta-se um trabalho sobre dimensionamento de uma ponte mista biapoiada com vão livre de 30 metros e largura de 15,8 metros, considerando um trecho de pista total de 12,8 metros (uma faixa por sentido), além do passeio com 1,5 metros em cada extremo. No pré-dimensionamento fez-se a determinação do número de vigas e das posições das mesmas. O modelo da ponte foi feito no software Ansys, de onde foram retiradas as solicitações e deformações para avaliação da estrutura. A laje foi modelada como elemento de casca e as vigas, com elementos de barra. Os materiais considerados são aço COR500 para as vigas, que tem tensão de escoamento de 370 MPa e é resistente à corrosão, e concreto de resistência igual a 45 MPa. O dimensionamento considerou os estados limites últimos e de serviço, relativo à flecha. Ao final das análises, as longarinas ficaram definidas com altura de 1100 milímetros, as transversinas com 825 milímetros e a laje com 250 milímetros. Nas vigas foi definida uma contra flecha de 128 milímetros. Sendo que o peso total da estrutura ficou em torno de 3690 kN. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License