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dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorKoetz, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-11T02:18:50Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110021pt_BR
dc.description.abstractAs etapas finais do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul contemplam a realização dos Estágios de Docência no Ensino de Química e para a maioria dos discentes, nesse momento, surgem as inseguranças e questionamentos sobre os conhecimentos e saberes adquiridos durante o curso de formação inicial docente. Nesse sentido, surge o interesse de realizar uma análise das disciplinas do curso como um todo, mas fez-se um recorte para então, analisar as disciplinas pedagógicas da Faculdade de Educação (com codificação EDU), na perspectiva dos estudantes deste curso, formados de 2009/1 a 2014/1 e formandos de 2014/2 (período de cinco anos que é o tempo de duração deste curso). Os sujeitos da pesquisa foram questionados sobre o alcance dos objetivos propostos pelas disciplinas pedagógicas obrigatórias em relação às suas respectivas súmulas e também sobre a potencialidade dessas disciplinas na produção dos saberes na formação do professor de química, através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. A partir da análise das respostas e de fundamentos sobre Teorias do Currículo e Saberes Docentes, buscou-se responder algumas questões como: os conhecimentos produzidos nas disciplinas EDU correspondem aos saberes necessários para a prática docente? A organização curricular das disciplinas pedagógicas e seus conteúdos corroboraram para a uma boa formação docente dos alunos desse curso? Qual é o potencial dessas disciplinas na produção do conhecimento docente desses alunos? Esta pesquisa conseguiu identificar a satisfação dos alunos em relação aos objetivos propostos atingidos pelas diversas disciplinas obrigatórias da Faculdade de Educação e o entendimento daqueles alunos que já estão atuando como docentes (formados ou formandos) de que algumas abordagens necessitam de mudanças a fim de atender às necessidades levantadas por esses novos profissionais, sinalizando para ações de formação que se articulem com o desenvolvimento profissional do docente em química exigido no início de suas atividades como professores, e ainda, sugerindo um estreitamento das relações entre pesquisa, formação e prática dentro da universidade.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleDisciplinas pedagógicas do curso de licenciatura em química da UFRGS : uma análise de currículo e da produção de saberes docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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