Show simple item record

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorFroehlich, Paula Tatianept_BR
dc.date.accessioned2015-02-11T02:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110000pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos estabelecem construindo os tabuleiros dos jogos propostos e suas respectivas regras. Além disso, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, objetiva trabalhar a geometria com os tabuleiros dos jogos, e com as regras, o exercício do raciocínio lógico. Os seguintes jogos compõem a sequência didática criada: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, Pong Hau K’i, Madelinette e Mu Torere, todos pertencentes ao Projeto de Extensão da UFRGS Jogos Lógicos de Tabuleiro. Esta é uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso com alunos do 7º ano da Escola 25 de Julho no Munícipio de Ivoti, cuja sequência didática foi desenvolvida em uma oficina dividida em quatro encontros. Com esse trabalho evidencia-se a importância de trabalhar a geometria e também jogos de tabuleiro em sala de aula, reconhecendo nos tabuleiros dos jogos grande potencial para o ensino da geometria, e nas suas regras e objetivos muitas possibilidades de exercitar o raciocínio lógico, considerando ainda, o caráter de socialização, das relações de poder e da criação de estratégias que também estão fortemente relacionados com o uso de jogos.pt_BR
dc.description.abstractThis report has as objective identifying the possible relations between geometry and board games, observing how much one can help the other. It also aims analyzing the relation students establish making the proposed board games and its respective rules. Furthermore, from the Resolution of Problems methodology, practice geometry with board games and its rules in the exercise of logical reasoning. The following games constitute the created didactic sequence: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, PongHauK’i, Madelinette and Mu Torere, all present in UFRGS’s Extension Project Jogos Lógicos de Tabuleiro. This is a qualitative research, more precisely a case study with 7th grade students from 25 de Julho school in the city of Ivoti, which didactic sequence was developed in a four meeting workshop. With this work we made clear the importance of working with geometry and board games inside the class room. So, we acknowledged on board games great potential on the teaching of geometry, and on its rules and objectives many possibilities of exercising logical reasoning. We also considered the socialization character of power relations and the creation of strategies that are strongly related with the usage of games.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectBoard gamesen
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectResolution of problemsen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleEstudando geometria através da construção de tabuleiros de jogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record