Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Schoffen, Juliana Roquele"
Resultados 1-8 de 8
-
Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira : descrição dos níveis de candidatos falantes de espanhol no exame Celpe-Bras
Schoffen, Juliana Roquele (2003) [Dissertação]Avaliar proficiência oral em uma língua estrangeira é um processo que requer um criterioso treinamento dos avaliadores e grades de avaliação precisas o suficiente para abarcar as características da proficiência dos candidatos. ... -
O bilhete orientador de reescrita a serviço da interlocução no ensino de leitura e produção textual no contexto acadêmico de letras
Pasin, Natália Oliveira (2018) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo relatar o trabalho de desenvolvimento da proficiência escrita através da reescrita guiada pelo bilhete orientador de reescrita no contexto acadêmico do curso de Letras, mais precisamente ... -
Ensinando a escrita em italiano como língua adicional : um olhar para o livro didático e para a elaboração de tarefas
Thomas, Júlia (2023) [Dissertação]Esta dissertação objetiva inicialmente evidenciar a importância do ensino da produção textual em italiano como língua adicional e investigar como são propostas as atividades de escrita de três livros didáticos de italiano. ... -
Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no Exame Celpe-Bras
Schoffen, Juliana Roquele (2009) [Tese]Para que um exame de proficiência em língua estrangeira possa ser considerado válido para determinados usos, é necessário que a visão de proficiência subjacente ao instrumento de avaliação e ao processo de correção seja ... -
Políticas linguísticas e ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes no Brasil : uma discussão a partir da oferta de cursos nas universidades federais
Marques, Aline Aurea Martins (2018) [Dissertação]O conhecimento da língua majoritária de um país, embora não seja condição suficiente para a integração de imigrantes à sociedade receptora, possui um importante papel nesse processo (KRUMM; PLUTZAR, 2008; ISPHORDING, 2015). ... -
Português como língua adicional para fins específicos : preparação ao exame Celpe-Bras
Nagasawa, Ellen Yurika (2018) [Dissertação]O exame Celpe-Bras foi elaborado por um grupo de especialistas que reconhecia que um exame de larga escala pode exercer o poder de causar mudanças no ensino (SCHLATTER, 2014) e que previa que transformações na abordagem ... -
Proficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
Mendel, Kaiane (2019) [Dissertação]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência em Português como Língua Adicional integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ... -
O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Schmidt, Gabriela Moch (2019) [Dissertação]A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e ...