Browsing Linguistics, Language and Arts by Author "Garcez, Pedro de Moraes"
Now showing items 1-20 of 27
-
A atividade pedagógica de encenar em grupos de sala de aula de língua estrangeira : pedidos de ajuda, ofertas de ajuda e aprendizagem
Salimen, Paola Guimaraens (2009) [Dissertation]O presente trabalho, fundamentado a partir da Análise da Conversa Etnometodológica (LODER; JUNG, 2008), tem como objetivos 1) descrever os momentos de ensaio, apresentação e fechamento da atividade pedagógica de encenar ... -
A aula de língua inglesa em uma escola pública de ensino médio : o retrato de um desserviço
Keller, Tânia Mara Goellner (2002) [Dissertation]O objetivo desta dissertação é investigar, descrever e interpretar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês) em escola pública de ensino médio que agrupa alunos de diferentes de níveis ... -
O Celpe-Bras como instrumento de política linguística : um mediador entre propósitos e materializações
Dorigon, Thomas (2016) [Dissertation]O presente estudo analisa o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras, como instrumento de política linguística, entendido como uma avaliação orientada para o uso (Shohamy, 2006, 2007; ... -
Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula
López Abeledo, Maria de la O (2008) [Thesis]Os resultados alcançados por esta pesquisa apontam para uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. O objetivo da pesquisa foi elaborar um posicionamento ... -
Constituição e superação de momentos desconfortáveis em sequências de convites à participação : a construção do engajamento na fala-em-interação de sala de aula
Ramos, Ingrid Frank de (2010) [Dissertation]O presente trabalho examina a construção e a trajetória sequencial de momentos desconfortáveis (Erickson & Shultz, 1982) na fala-em-interação de salas de aula de português como língua adicional. A perspectiva teórico-metodológica ... -
A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
Schulz, Lia (2007) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem- interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa ... -
A construção de masculinidades na fala-em-interação em cenários escolares
Almeida, Alexandre do Nascimento (2009) [Thesis]Esta pesquisa investiga como as identidades sociais de gênero são construídas na falaem- interação institucional em sala de aula. Os dados foram gerados com cinco turmas de ensino fundamental em uma escola pública municipal ... -
O ensino socioculturalmente contextualizado de espanhol como pauta para cumprir com a função educacional das línguas no ensino médio
Retamar, Hugo Jesus Correa (2018) [Thesis]Esta tese, que se filia à perspectiva da interação social, documenta, descreve e analisa o fenômeno da contextualização sociocultural (BRASIL, 2002a; 2002b; 2006) a partir das ações de participantes de carne e osso em seus ... -
É o professor quem diz quando se fala? : a tomada de turnos de fala em atividades diferentes em uma turma de 1. série em educação bilíngüe
Rosa, Aline Paulino da (2008) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo investigar a sistemática de tomada de turnos empregada em duas atividades diferentes, a saber, a hora da rodinha e a contação de histórias, em uma sala de 1ª série de educação bilíngüe. Os ... -
A fala-em-interação de sala de aula contemporânea no ensino médio : o trabalho de fazer aula e fazer aprendizagem de língua espanhola
Lopes, Marcela de Freitas Ribeiro (2015) [Thesis]Neste estudo, analiso a fala-em-interação de sala de aula contemporânea de uma turma de ensino médio, de uma escola pública brasileira nas aulas de Língua Espanhola. Argumento que há uma nova ordem comunicativa nesse ... -
Formulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultos
Lange, Catilcia Prass (2010) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conceitos teóricos e a fundamentação ... -
O gerenciamento de categorias de pertencimento no trabalho de avaliação pedagógica na fala-em-interação de sala de aula de EJA
Kniphoff, Ana Maria (2012) [Dissertation]Esta pesquisa investiga como os participantes da fala-em-interação de uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se orientam sequencialmente para o gerenciamento de categorias de pertencimento institucionais ... -
Identidades sociais na escola : gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngüe
Jung, Neiva Maria (2003) [Thesis]Este estudo investiga o modo como alunos e professores da escola-núcleo de ensino fundamental Joaquim Nabuco, do município de Missal, oeste do Paraná, constroem conhecimento em eventos de letramento em língua portuguesa. ... -
Ideologias de linguagem na modernidade recente : o que dizem estudantes multilíngues de uma universidade no Sul do Brasil
Fries, Alana (2020) [Dissertation]Na modernidade recente, ideologias de linguagem de monolinguismo em operação desde o estabelecimento do estado-nação moderno estão em tensionamento com novas ideologias de linguagem de valorização do multilinguismo. Desde ... -
Ideologias de linguagem na periferia do capitalismo tardio : o campo indicial do inglês na fronteira Brasil-Guiana
Fonseca, Natália Barroncas da (2023) [Thesis]Esta tese teve como objetivo principal verificar o que dizem falantes de inglês de origem guianense sobre os repertórios linguísticos que circulam no mercado sociolinguístico fronteiriço de Bonfim, Brasil e Lethem, Guiana, ... -
Investindo no conflito : a correção pelo outro construindo discordâncias agravadas
Loder, Letícia Ludwig (2006) [Dissertation]O presente trabalho tem por objeto de análise seqüências de discordância levadas adiante por correções pelo outro, e seu objetivo é caracterizar a ocorrência de correções pelo outro, sublinhando suas implicações e distinções ... -
A organização do reparo iniciado e levado a cabo pelo outro na conversa cotidiana e na sala de aula tradicional em português brasileiro
Abreu, Caroline Soares de (2003) [Dissertation]Os estudos seminais em Análise da Conversa são originários e estão amplamente difundidos nos Estados Unidos e, assim, grande parte de suas asserções está baseada em estudos feitos com anglo-americanos, mas as descrições ... -
“Por que não unir o útil ao agradável?” : mobilizações simbólicas de linguagem como valor econômico na festa do colono de um município no sul do Brasil em que a língua de imigração alemã hunsrückisch é cooficial
Radünz, Willian (2018) [Dissertation]Nesta dissertação são examinados fenômenos de mercantilização de linguagem na Festa do Colono de um município no Sul do Brasil em que a língua brasileira de imigração alemã Hunsrückisch é cooficial. Conceptualiza-se como ... -
Produção conjunta de conhecimento em um laboratório de tecnologia : perguntas como recursos para o enfrentamento de problemas emergentes
Frank, Ingrid (2015) [Thesis]Este trabalho se alinha a estudos de vertente sociocultural que buscam descrever organizações interacionais entre múltiplos participantes que oferecem condições para a produção conjunta de conhecimentos no plano social ... -
Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
Pirovano, Maria Valésia da Silva (2001) [Dissertation]Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a ...