Investigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma ...
Inicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License