Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorMeneghetti, Lucas Dornelespt_BR
dc.date.accessioned2015-01-29T02:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109404pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the microbrewery industry with emphasis on barriers to entry of new firms and the competitive strategies adopted by the microbreweries entrepreneurs. The market for microbreweries are expanding, both in Brazil and in Rio Grande do Sul, and tends to further expand in the coming years. Faced with this, it is necessary to understand the market dynamics and the main difficulties in entering this sector. Combining economic theory and technical knowledge in beer with market research and interviews with the entrepreneurs of microbrewery industry, this work exposes the dynamics of the operation of the market, its barriers to entry and the competitive strategies employed. It was concluded that microbrewery market – characterized as a differentiated oligopoly – has, as main barriers to entry, government policies, capital requirements and access to distribution channels. The main competitive strategy adopted by firms in the sector is the focus on differentiation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarriers to entryen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectCompetitive strategiesen
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectMicrobrewery industryen
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectMarket structuresen
dc.titleAnálise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples