Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.contributor.authorMesquita, Aline Fátima da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-23T02:16:55Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109213pt_BR
dc.description.abstractO estudo intitulado “Do tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dança” tem como objetivos analisar criticamente o trabalho coreográfico de Reda e uma prosposta brasileira da dança Said de Munira Magharib; apontar uma proposta de instrumento de análise crítica; apresentar as principais características que constituem a dança Said e suas origens; e por fim, comparar os trabalhos coreográficos a partir da análise crítica. O referido estudo de cunho bibliográfico tem como arcabouço teórico os seguintes autores: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag e Copeland. Ao longo do texto são abordadas as prováveis origens da dança e como ela é representada na atualidade. O trabalho também traz as bases teóricas da análise crítica de dança para uma posterior análise do objeto de estudo desta pesquisa. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia inclui uma análise crítica que busca insvestigar a dança Said por meio da contextualização, descrição, interpretação e avaliação; organizado pela produção do discurso crítico. A análise realizada das coreografias de Reda e Munira servem de estudo e aprofundamento na dança folclórica egípcia. A produção desse discurso vale-se de uma estrutura de análise onde há um refinamento da percepção e das sensações, fazendo com que o crítico e o leitor realizem uma reflexão do contexto em que a dança está inserida e interpretem e avaliem-no sob uma nova perspectiva.pt_BR
dc.description.abstractThe study called “from tahtib to cane dance: production of critical discourse in dance” aims to critically analyze the choreographic work of Reda and a brazilian proposition of said dance from Munira Magharib; to point a proposed instrument for critical analysis; to indicate the main features that constitute said dance and its origins; and finally, compare the choreographic works starting from the critical analysis. The study of literature search has as theoretical framework the following writers: Bencardini, Korek, Yasmin e Fairuza, Naznin, Fahmy, Banes, Carrol, Sontag and Copeland. Through the text are approached the probable origins of the dance and how it is represented today. The work also provides the theoretical basis of critical analysis of dance for a further analysis of the object of this research. Besides the literature search, the methodology includes a critical analysis attempts to investigate said dance by contextualization, description, interpretations and evaluation; organized by the production of critical discourse. The conducted analysis of Reda and Munira’s choreographies serve as in-depth study on Egyptian folk dance. The production of this discourse relies on a structure of analysis where there is a refinement of perception and sensations, making the critic and the reader perform a reflection of the context that dancing is inserted and interpret and evaluate from a new perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriticismen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança folclóricapt_BR
dc.subjectFolken
dc.subjectEgypten
dc.subjectSaiden
dc.titleDo tahtib à dança da bengala: produção de discurso crítico em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000950371pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem