Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorCechin, Valesca Amaropt_BR
dc.date.accessioned2015-01-23T02:16:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109205pt_BR
dc.description.abstractCom o crescente aumento do número de dispositivos móveis no mercado, surge a possibilidade dos usuários carregarem consigo diversos livros em formato digital. Estes livros, originalmente desenvolvidos para outros formatos, apresentam vícios, e em alguns casos falhas, que prejudicam e confundem o usuário. Por este motivo surgem os livros digitais interativos, que nada mais são do que livros projetados especificamente para estes dispositivos móveis. Mas junto com estes produtos surgem dúvidas a respeito de quais embasamentos devem ser utilizados. Neste contexto, a presente pesquisa analisa se os conhecimentos relacionados a experiência do usuário, ao design de interação, ao design de informação, e ao design de interface, vinculados as bases teóricas utilizadas para o desenvolvimento de livros impressos, jornais/revistas digitais e aplicativos, podem orientar o processo de projeto e desenvolvimento de livros digitais interativos. O resultado desta analise permite realizar um levantamento, e consequentemente criar um guia de diretrizes que servirá como embasamento para o futuros desenvolvimento de livros digitais interativos.pt_BR
dc.description.abstractThe increasing number of mobile devices on the market, arises the possibility for users to carry several books in a digital format. These books, originally developed for other formats, have addictions, and in some cases failures, that hinder and confuse the user. In this scenario arise the interactive digital books, which are nothing more than books designed specifically for these mobile devices. But along with these products new doubts show up. In this context, the present study examines whether the knowledge related to the user experience, the interaction design, the information design, and interface design, tied the theoretical bases used for the development of printed books, newspapers / magazines and digital applications can guide the process of design and development of interactive digital books. The result of this analysis allows to conduct this work, and thus create guidelines that will serve as basis for the future development of interactive digital books.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectMobile deviceen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectInteractive digital booksen
dc.subjectUsabilityen
dc.subjectGuidelinesen
dc.titleDiretrizes de projeto para o desenvolvimento de livros digitais interativospt_BR
dc.title.alternativeDesign guidelines for the development of interactive digital books en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record