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dc.contributor.authorRava, Paula Grazziotin Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Lia Beatriz de Luccapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-13T02:14:49Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1413-8271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108905pt_BR
dc.description.abstractO estudo examinou como as crianças avaliam: sentimentos do beneficiário diante de uma ação generosa, o tipo de relação estabelecida entre esses sentimentos e o benfeitor, a obrigatoriedade ou não de se retribuir um favor e as justificativas. Participaram 89 crianças de 5 a 12 anos, distribuídas em três grupos etários. Utilizaram-se duas histórias sobre situações cotidianas. A maior parte das crianças estabeleceu relação entre o sentimento positivo do beneficiário e a ação do benfeitor. Os resultados sugerem uma evolução nas concepções das crianças sobre a obrigação de retribuir. As crianças mais jovens foram as que mais apresentaram justificativas de consequência para o benfeitor. A justificativa de retribuição como um bem moral apareceu apenas no grupo de crianças mais velhas. Palavras-chave: Gratidão; Desenvolvimento moral; Crianças.pt_BR
dc.description.abstractIn this study we examined the ways in which children evaluate: the beneficiary’s feelings following a generous action, the type of relation established between these feelings and the benefactor, the sense of obligation or not to repay the favor, and the justifications. Participants were 89 5- to 8-year-old children, divided into three age groups. We used two vignettes involving daily occurrences. Most of the children established a relation between the beneficiary’s positive feeling and the benefactor’s action. The results suggest an evolution in children’s conceptions about the obligation to repay the favor. The youngest children were those who were most likely to justify repayment because of consequences to the benefactor. The justification that repayment is a moral good was seen only in the group of older children. Keywords: Gratitude, Moral development, Children.en
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como objetivo examinar cómo los niños evalúan los sentimientos del destinatario delante de una acción generosa, el tipo de relación que establecen entre estos sentimientos y el benefactor, la obligación de volver o no un favor y las justificaciones. Participaron del estudio 89 niños con edades entre 5 y 12 años, divididos en tres grupos de edad. Se utilizaron dos historias sobre situaciones cotidianas. La mayoría de los niños estableció una relación entre el sentimiento positivo del beneficiario y la acción benefactora. Los resultados sugieren una evolución en las concepciones de los niños en la obligación de volver una acción generosa. Los niños más pequeños son los que más presentaron justificaciones de consecuencia para el benefactor. La justificación de la retribución como un bien moral apareció sólo en niños mayores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2013), p. 383-394.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGratitudeen
dc.subjectGratidãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectGratitudes
dc.subjectDesarrollo morales
dc.subjectNiñoses
dc.titleGratidão e sentimento de obrigatoriedade na infânciapt_BR
dc.title.alternativeGratitude and the feeling of obligation in childhood en
dc.title.alternativeGratitud y sentimiento de obligación en la infancia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000911321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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