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dc.contributor.authorFiuza, Patricia Jantschpt_BR
dc.contributor.authorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.contributor.authorBedin, Lívia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-13T02:14:47Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1413-8557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108900pt_BR
dc.description.abstractA motivação interfere na forma das pessoas interagirem e nas relações com outros, destaca-se neste estudo a motivação no uso de TIC na educação. Este artigo relata a tradução, adaptação e validação da Escala EMITICE, baseada na Teoria da Autodeterminação (TAD). Realizaram-se duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos brasileiros de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%). Utilizaram-se juízes bilíngues, síntese das traduções, comitê de especialistas e backtranslation. Correlação de Pearson, análise fatorial confirmatória e consistência interna demonstram que a EMITICE é válida e fidedigna. A AFC apresentou adequação ao modelo e boa consistência interna na amostra (α = 0,84). Os resultados reforçam as qualidades psicométricas, indicando aplicabilidade em estudos sobre motivação em relação às TIC, constituindo-se num instrumento teórica e empiricamente embasado, útil à pesquisa científica.pt_BR
dc.description.abstractMotivation interferes in the way people interact and relate with others. In this study we focus on the motivation in the use of ICT in education. We explore translation, adaptation and validation of EMITICE Scale based on Self-Determination Theory (SDT). The study has been made in two phases: (1) translation, adaptation and pilot testing (N = 91), (2) field test and validation (N = 466) with distance learning Brazilian students, aged 18 to 61 (M = 34.48, SD = 9.56), 171 men (36.7%). This study used bilingual referees, translations synthesis, expert committee and backtranslation. Pearson correlation, confirmatory factor analysis and internal consistency show that EMITICE is valid and reliable. The CFA shows adequacy model and good internal consistency (α = 0.84). The results reinforce psychometric qualities of scale indicating its applicability in studies of motivation in the use of ICT thus becoming an instrument theoretically and empirically grounded useful for scientific research.en
dc.description.abstractLa motivación interfiere en la forma como las personas interactúan y en las relaciones con los demás, se destaca en este estudio la motivación en el uso de TIC en la educación. Este artículo relata la traducción, adaptación y validación de la Escala EMITICE, basada en la Teoría de la Autodeterminación (TAD). Se realizaron dos fases: (1) traducción, adaptación y test piloto (N=91), (2) test de campo y validación (N=466) en alumnos brasileños de cursos a distancia, edades entre 18 a 61 años (M=34,48; DS=9,56), 171 hombres (36,7%) y 295 mujeres (63,3%). Se utilizaron jueces bilingües, síntesis de las traducciones, comité de especialistas y backtranslation. Correlación de Pearson, análisis factorial confirmatoria y consistencia interna demuestran que la EMITICE es válida y fidedigna. La AFC presentó adecuación al modelo y buena consistencia interna en la muestra (α = 0,84). Los resultados refuerzan las cualidades psicométricas indicando aplicabilidad en estudios sobre motivación en relación a las TIC constituyéndose un instrumento teórica y empíricamente fundamentado, útil a la investigación científica.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 17, n.1 (2013), p. 45-53.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCommunication and technologyen
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectMotivaciónes
dc.subjectComunicación y tecnologíaes
dc.titleEducação a distância : tradução, adaptação e validação da escala de motivação EMITICEpt_BR
dc.title.alternativeDistance education : translating, adaptating and validating the motivation emitice scaleen
dc.title.alternativeEducación a distancia : traducción, adaptación y validación de la escala de motivación emiticees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915563pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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