Show simple item record

dc.contributor.authorFiuza, Patricia Jantschpt_BR
dc.contributor.authorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.date.accessioned2015-01-13T02:14:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1414-9893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108894pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado realizada com alunos de cursos superiores a distância de sete IES públicas e privadas do Brasil sobre os motivos da adesão e da permanência nessa modalidade. A partir desses resultados, pretende-se discutir novas estratégias para o fenômeno da evasão. O estudo é exploratório, com abordagem dos dados em uma perspectiva mista, e a coleta utilizou um formulário de pesquisa com as questões disponibilizadas na internet. A amostra constituiu-se de 605 sujeitos, com idades entre 18 a 61 anos (M = 32,39; DP = 9,25), 216 homens (36,0%) e 384 mulheres (64%). Os resultados mostram que os fatores de adesão são de origem pessoal, categorizados como identificação pessoal ou afinidade com o curso. Outros fatores importantes no estudo são: flexibilidade, gratuidade, logística, modalidade, acessibilidade e a possibilidade de conciliar outros afazeres com os estudos. Com relação a questões institucionais ou acadêmicas, destaca-se a importância dada ao nome ou ao renome da instituição bem como à qualidade, tanto da IES como do curso e da equipe pedagógica e operacional envolvida. Os resultados permitiram a categorização de 13 itens para os motivos de adesão e de 13 itens para permanência, que, por sua vez, foram organizados em 3 dimensões: questões pessoais ou endógenas ao aluno, questões acadêmicas ou exógenas ao aluno e questões contextuais relacionadas ao que envolve tanto o aluno quanto o curso.pt_BR
dc.description.abstractAnalysing part of a doctoral research with students from distance education in public and private universities (HEI) in Brazil, this article focuses the reasons of their adherence and permanence in this modality. Based on these results, the article discusses some new strategies for the dropout phenomenom. This is an exploratory study through a data approach with a mixed perspective . The material collected followed a research with questions available on the internet. The sample consisted of 605 persons, aged between 18-61 years (M = 32.39, SD = 9.25), 216 men (36.0%) and 384 women (64%). The results show that most of the factors are the personnel adhesion categorized as personal identification or course affinity. Other important factors in the study are: flexibility, gratuity, logistics, modality, accessibility and the possibility of combining studies with other activities. Regarding institutional or academic issues, the article highlights the importance given to the “name” or “renown” of the institution and to the quality of the HEI as the course and the educational and operational staff involved. The results allowed the categorization of 13 items for reasons of adherence and 13 items of permanence, which were arranged in three dimensions: personal or endogenous issues in students, academic or exogenous issues of students as well as contextual issues involving the student and the course.en
dc.description.abstractEse artículo presenta parte de un estudio de doctorado realizado con alumnos de cursos superiores a distancia de siete IES públicas y privadas de Brasil sobre los motivos de la adhesión y de la permanencia en esa modalidad. A partir de esos resultados, se quiere discutir nuevas estrategias para el fenómeno de la evasión. El estudio es exploratorio, con un abordaje de los datos en una perspectiva mixta, y la recolección utilizó un formulario de investigación con las cuestiones puestas a disposición en internet. La muestra se constituyó de 605 sujetos, con edades entre 18 a 61 años (M = 32,39; DP = 9,25), 216 hombres (36,0%) y 384 mujeres (64%). Los resultados muestran que los factores de adhesión son de origen personal, categorizados como identificación personal o afinidad con el curso. Otros factores importantes en el estudio son: flexibilidad, gratuidad, logística, modalidad, accesibilidad y la posibilidad de conciliar otros quehaceres con los estudios. Con relación a cuestiones institucionales o académicas, se destaca la importancia dada al nombre o al renombre de la institución así como a la calidad, tanto de la IES como del curso y del equipo pedagógico y operacional involucrado. Los resultados permitieron la categorización de 13 puntos para los motivos de adhesión y de 13 puntos para permanencia, que, a su vez, fueron organizados en 3 dimensiones: cuestiones personales o endógenas al alumno, cuestiones académicas o exógenas al alumno y cuestiones contextuales relacionadas a lo que involucra tanto el alumno como al curso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : ciência e profissão. Brasília. Vol. 33, n.4 (2013), p. 884-901.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh educationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectMotivaciónes
dc.titleMotivos para adesão e permanência discente na educação superior a distânciapt_BR
dc.title.alternativeReasons for student adhesion and permanence in distance high education en
dc.title.alternativeMotivos para adhesión y permanencia discente en la educación superior a distancia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915575pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record