Show simple item record

dc.contributor.authorMinossi, Carlos Eduardo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.contributor.authorBacchi, Caroline de Andradept_BR
dc.contributor.authorNoll, Matiaspt_BR
dc.contributor.authorCasal, Marcela Zimmermannpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1809-2950pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108660pt_BR
dc.description.abstractO salto alto há muitos anos tem sido um grande aliado das mulheres, tornando-se uma ferramenta fundamental em seu dia a dia. Contudo, a utilização indiscriminada, seja do ponto de vista da frequência de utilização ou da altura do salto, pode trazer prejuízos para a saúde do corpo, que, a busca do melhor equilíbrio, pode desencadear alterações da postura, trazendo problemas para os pés e para a coluna vertebral. Os objetivos deste estudo foram: identificar a postura das curvaturas das colunas vertebral, torácica e lombar de estudantes universitárias, a partir do conhecimento dos ângulos destas curvaturas, e comparar esta postura nas situações com salto alto e com os pés descalços. Foram avaliadas 34 estudantes do sexo feminino, com idades médias de 20±1,9 anos, utilizando o instrumento arcômetro, nas situações com salto alto de 9 cm de altura e com pés descalços. O arcômetro foi colocado sobre os processos espinhosos das vértebras T1, T12, L1 e L5, identificados por palpação, e forneceu os ângulos das curvaturas. Para verificar as diferenças dos ângulos e da postura entre as duas situações de teste, foram utilizados o teste t pareado e o do χ2, respectivamente (a=0,05). Os resultados demonstraram que a utilização de salto alto não modificou significativamente os ângulos das curvaturas torácica e lombar da coluna vertebral, bem como não interferiu na classificação da postura das estudantes universitárias, as quais, em sua maioria, apresentaram postura normal da coluna vertebral.pt_BR
dc.description.abstractFor many years, high heels have been a great ally of women becoming an important tool in their everyday lives. However, its use, especially indiscriminate in the point of view of the use frequency or heel height, can bring harm to the body, which, in the search for better balance, may favor body posture changes by bringing injuries to the feet and to the spine. The aims of this study were: to identify the curvatures position of the vertebral, thoracic, and lumbar spines of university students from the knowledge of curvature angles and to compare this approach in situations with high heels and barefoot. Thirty-four female students were evaluated, and their mean age was 20±1.9 years-old, using the arcometer instrument, in situations with high heels, 9 inches tall and barefoot. The arcometer was placed on the spinous processes of T1, T12, L1 and L5 vertebrae, identified by palpation, and it provided the angles of each of the bends. For verification of differences of the angles and body posture between both test situations, the t and χ2 tests, were, respectively, used (a=0.05). The results showed that using high heels did not significantly alter the angles of curvature of the thoracic and lumbar spines and did not affect the classification of the body posture of physical therapy students, who mostly presented normal posture of the spine.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFisioterapia e pesquisa. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2012), p. 196-203pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectPostureen
dc.subjectColuna vertebralpt_BR
dc.subjectSpineen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleAvaliação da coluna lombar e torácica nas situações com salto alto e com os pés descalços com o instrumento arcômetropt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the thoracic and lumbar spine in situations using high heels and barefoot with the arcometer instrument en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867803pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record