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dc.contributor.authorRechenberg, Leilapt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.contributor.authorRoithmann, Renatopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-24T02:15:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn2179-6491pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108611pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Estimar a prevalência de sintomas vocais, os fatores de risco ocupacionais associados e o impacto desses sintomas na atividade profissional do teleoperador. Métodos: Estudo transversal analítico com 124 teleoperadores e 109 funcionários da área administrativa (grupo controle) selecionados a partir de amostra aleatória estratificada por gêneros. Os participantes responderam a um questionário autoaplicável, anônimo, envolvendo questões referentes à presença de sintomas vocais, potenciais fatores de risco para disfonia e impacto dos sintomas vocais na atividade profissional. A presença de um ou mais sintomas vocais referidos com frequência diária ou semanal foram considerados como positivos para a presença de sintomas vocais. Resultados: A prevalência de sintomas vocais encontrada foi de 33% em teleoperadores e 21% no grupo controle, indicando uma associação entre sintomas vocais e a atividade de teleoperador. Quando ajustado para fatores de confundimento, essa associação permaneceu no sentido do risco. Em teleoperadores com sintoma vocal, a sensação de ar seco, o ruído ambiental e a ausência de repouso vocal se mostraram mais frequentes. Quase 70% dos teleoperadores com sintomas vocais referiram que estes interferem na sua atividade profissional. A taxa de absenteísmo pelos sintomas vocais no grupo foi de 29%. Conclusão: Os sintomas vocais são mais frequentes em teleoperadores se comparados com seus pares controles e afetam de modo significativo seu desempenho profissional.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To estimate the prevalence of vocal symptoms, occupational risk factors, associated symptoms and their impact on the professional activity of the telemarketers. Methods: Cross-section analytical study with 124 telemarketers and 109 administrative workers (control group) selected from a random sample stratified by gender. The subjects answered an anonymous self-administered questionnaire involving issues related to the presence of vocal symptoms, potential risk factors for dysphonia, and vocal impact of symptoms in professional activity. The presence of one or more voice symptoms that occurred daily or weekly was considered positive for the presence of vocal symptoms. Results: The prevalence of vocal symptoms was found in 33% of telemarketers and in 21% of the control group, indicating an association between vocal symptoms and the activity of the telemarketer. When adjusted for confounders, this association remained in the sense of risk. In telemarketers, the sensation of dry air, ambient noise, and lack of vocal rest were the most frequently reported complaints reported by those presenting vocal symptoms. Almost 70% of telemarketers with vocal symptoms reported that these symptoms interfere with their professional activity. The rate of absenteeism by vocal symptoms in this group was 29%. Conclusion: Vocal symptoms are common in most telemarketers when compared to their peer controls, and significantly affect their job performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. Vol. 23, n. 4 (out./dez. 2011), p. 301-307.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectVoice Dysphonia/epidemiologyen
dc.subjectDysphonia/epidemiologyen
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectVoice disorders/epidemiologyen
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectOccupational diseases/epidemiologyen
dc.subjectDoenças ocupacionaispt_BR
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectRisk factorsen
dc.subjectAnswering servicesen
dc.titleImpacto da atividade laboral de teleatendimento em sintomas e queixas vocais : estudo analíticopt_BR
dc.title.alternativeImpact of call center work in subjective voice symptoms and complaints : an analytic studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000819809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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