Inserção de métodos de design no processo de implantação de sistemas corporativos de uma instituição financeira cooperativa
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho abordou a inserção de métodos de design em processo de implantação de sistemas corporativos. Demonstrou em fundamentação teórica o papel e a importância do Design nas organizações, os principais métodos de design, e conceitos de Educação Corporativa e Comunicação Interna. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação, descreveu a criação de política interna que formaliza a prática de Design Centrado no Usuário dentro da organização em estudo, bem como descreveu a aplicação d ...
O presente trabalho abordou a inserção de métodos de design em processo de implantação de sistemas corporativos. Demonstrou em fundamentação teórica o papel e a importância do Design nas organizações, os principais métodos de design, e conceitos de Educação Corporativa e Comunicação Interna. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação, descreveu a criação de política interna que formaliza a prática de Design Centrado no Usuário dentro da organização em estudo, bem como descreveu a aplicação de métodos de Design no projeto de implantação do Learning Management System (LMS) da organização. Pela análise dos resultados, conclui-se que Comunicação Interna e Educação Corporativa, tradicionalmente envolvidas em etapas de implantação das soluções, podem ter suas demandas minimizadas conforme aumenta o grau de usabilidade gerado pela aplicação de métodos de design durante a construção da solução. Além disso, essas duas áreas passam a aproximar suas ofertas às demandas em contexto de trabalho, tendo como insumo mapeamento realizado a partir de métodos de design que identificam os principais pontos de necessidade de informações e/ou instruções. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License