Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLara, Leandro Zanettipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-18T02:15:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108423pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma análise da categoria morfológica de gênero dos substantivos da língua portuguesa, tendo em destaque a formação do feminino, observada, sobretudo, no âmbito dos livros didáticos. Existe um debate acerca da natureza morfológica do gênero feminino em português: duas interpretações concorrem neste sentido, dividindo a opinião dos estudiosos, que debatem se tal processo é flexional ou derivacional. Por exemplo, em relação às formas “valentona”, “princesa” versus “valentão” e “príncipe”, há gramáticos que as entendem como flexão de gênero, enquanto teóricos outros as veem como um processo derivacional. Nosso objetivo nesse trabalho é verificar como os livros didáticos se situam em relação ao debate descrito acima, ou seja, como interpretam a formação das palavras femininas em português.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes an analysis of the morphological category of nouns gender in Portuguese language, with emphasis on female words formation, observed, mainly, within the textbooks. There is a debate about the morphological nature of female gender in Portuguese: two interpretations compete, dividing the opinion of scholars, who debate whether the process is inflectional or derivational. For example, the forms "valentona", "princesa" (female) versus "valentão" and "príncipe" (male), some grammarians understand them as gender inflexion, while other theorists see as a derivational process. Our goal in this work is to check how textbooks are situated in relation to the debate described above, in other words, how they interpret the female words formation in Portuguese.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGender categoryen
dc.subjectGênero femininopt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectDerivationen
dc.subjectFlexão (Língua portuguesa)pt_BR
dc.subjectInflexionen
dc.subjectPortuguese dicacticsen
dc.subjectDidática da língua portuguesapt_BR
dc.titleUma análise da reflexão do gênero feminino em livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945995pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem