Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
dc.contributor.advisor | Oliveira, Helena Dória Lucas de | pt_BR |
dc.contributor.author | Foletto, Taline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T02:14:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108387 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000948524 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)