A busca de novas relações na educação de jovens e adultos
Fecha
2012Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de compreender as relações com o saber que se formam entre os alunos, professores e escola a partir do ingresso cada vez maior de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando alternativas que direcionem as ações educativas nesta modalidade de ensino. Este estudo surgiu da necessidade de entendermos como se dão as relações dentro da escola, seja na sala de aula, no pátio, na biblioteca ou em qualquer outra parte do ambiente escolar a fim de garantir ...
O objetivo deste trabalho é o de compreender as relações com o saber que se formam entre os alunos, professores e escola a partir do ingresso cada vez maior de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando alternativas que direcionem as ações educativas nesta modalidade de ensino. Este estudo surgiu da necessidade de entendermos como se dão as relações dentro da escola, seja na sala de aula, no pátio, na biblioteca ou em qualquer outra parte do ambiente escolar a fim de garantir a todos os alunos, principalmente aos mais jovens, ações que qualifiquem a prática docente na EJA a partir da definição do papel de cada uma das partes neste processo educativo: escola, professores e alunos. Para isso, busquei analisar a minha prática enquanto educadora de jovens e adultos em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, com alunos de 7ª e 8ª séries. A partir das leituras, pude fazer um paralelo entre as várias relações entre professores e alunos com o saber que se dão dentro do ambiente escolar e que influenciam diretamente a vida dos alunos também fora dele, além de estabelecer o papel significativo de professores, escola e dos próprios alunos na efetivação de um processo de ensino que contemple o ser no seu todo como membro sociável que precisa se relacionar com o outro e com o mundo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License