A prática do cotidiano : planejamento na educação de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho teve por objetivo pesquisar sobre o planejamento na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, nas Totalidades Iniciais. Sabemos que o Jovem e o Adulto ingressam na escola com os seus conhecimentos, sua cultura, suas competências. O diálogo com os saberes escolares pode os reorientar a fim de que sejam atendidas suas necessidades e as da sociedade. Os conhecimentos adquiridos tanto na escola quanto na vida são variados e igualmente importantes. Por isto, perguntou-se: Com ...
Este trabalho teve por objetivo pesquisar sobre o planejamento na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, nas Totalidades Iniciais. Sabemos que o Jovem e o Adulto ingressam na escola com os seus conhecimentos, sua cultura, suas competências. O diálogo com os saberes escolares pode os reorientar a fim de que sejam atendidas suas necessidades e as da sociedade. Os conhecimentos adquiridos tanto na escola quanto na vida são variados e igualmente importantes. Por isto, perguntou-se: Como interligar os conhecimentos prévios destes sujeitos, tão cheios de riquezas e ensinamentos, com os conteúdos escolares a fim de tornar a aprendizagem mais significativa e proveitosa? Estas questões foram abordadas, neste estudo, através de pesquisa bibliográfica e de análise de entrevistas realizadas com educadores de jovens e adultos que atuam em instituições públicas de ensino. Concluiu-se que o conceito sobre planejamento é bem diversificado entre os professores e que em alguns momentos os conhecimentos prévios dos educandos são valorizados, mas também em outros casos, os livros didáticos infantis são adaptados para o público em questão. Espera-se que este estudo contribua para um repensar do educador que atua com o público da Educação de Jovens e Adultos, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica e metodológica, para que auxilie na formação de cidadãos atuantes e críticos e na transformação da realidade em que vivem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License