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dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorPoletto, Michelept_BR
dc.date.accessioned2007-09-27T05:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10812pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visou a investigar fatores de risco e de proteção em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Participantes que vivem com suas famílias e vão à escola e que foram definidos a priori como membros da amostra, devido à situação de pobreza, foram comparadas àqueles que vivem em abrigos. Como fatores de risco foram avaliados eventos estressores, afeto negativo e depressão. Como fatores de proteção foram avaliados satisfação de vida e afeto positivo. 297 participantes, de sete a 16 anos, de ambos os sexos foram distribuídos em dois grupos: G1, 142 crianças que vivem com sua família e G2, 155 que moram em instituições. Foram submetidos à entrevista estruturada, e a inventários de eventos estressores na infância e na adolescência, e de depressão infantil, e escalas de afeto positivo e negativo e multidimensional de satisfação de vida. Os resultados confirmaram que em relação aos contextos de desenvolvimento, as crianças institucionalizadas (p<0,001) têm mais eventos estressores, afeto negativo e depressão, e isso as coloca em uma situação de maior vulnerabilidade. No entanto, as crianças institucionalizadas não diferenciam das crianças que vivem com a família no nível de satisfação de vida e de afeto positivo (p>0,05). Entre os sexos, apenas no afeto negativo, as meninas apresentaram escores mais altos que os meninos (p<0,05). Não há diferenças entre os sexos em diversos aspectos investigados, entre eles: afeto positivo, depressão, satisfação de vida e no número de eventos estressores vividos (p>0,05). Os dados deste estudo revelaram ainda que o afeto negativo, o afeto positivo, a freqüência de eventos estressores e o índice de depressão se mostraram preditores para a satisfação de vida. Apesar das adversidades vividas foi possível identificar processos de resiliência, porque se verificaram atitudes de enfrentamento e tentativas de superação das situações adversas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate risk and protective factors in the lives of at risk children and adolescents. Poverty was considered as an a priori inclusive condition for the participants, and those who lived with their families and attended school (G1, n= 142) were compared to those who lived in shelters (G2, n= 155). As risk factors were appraised stressing events, negative affect, and depression. As protective factors were appraised life satisfaction and positive affect. 297 participants, from seven to 16 years, of both sexes were submitted to a structured interview, and to inventories and scales to assess the mentoned factors. Sheltered children (G2; p <0,001) informed more stressing events, higher negative affect and depression than G1, which reported that they are at a situation of vulnerability. However, the institutionalized children do not differentiate when assessed the level of life satisfaction and of positive affect (p >0,05). Girls presented higher scores of negative affect than boys (p <0,05). There were no differences between gender in positive affect, depression, life satisfaction, and in the frequency of stressing events (p >0,05). The data of this study revealed although that the levels of negative and positive affect, the frequency of stressing events, and the scores of depression may be considered as preditors for the life satisfaction. In spite of the lived adversities it was possible to identify resilience processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectRisk factoren
dc.subjectProtective factoen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectResilienceen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectInstitutionen
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectResiliência (Psicologia)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleContextos ecológicos de promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000602162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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