Sistema para construção de ambientes de aprendizagem com instrução centrada em modelos
Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Diversos autores vêm observando o crescimento das iniciativas de construção de ambientes de aprendizagem suportados pela tecnologia, mas, apesar de haver muitos exemplos positivos, não há sucesso consistente por não serem empregados princípios de projeto adequados. Em um ambiente construtivista, o domínio dos conhecimentos deve ser modelado em termos de situações. Esta forma de abordar o conhecimento encontra-se definida nos chamados ambientes de aprendizagem com instrução centrada em modelos. ...
Diversos autores vêm observando o crescimento das iniciativas de construção de ambientes de aprendizagem suportados pela tecnologia, mas, apesar de haver muitos exemplos positivos, não há sucesso consistente por não serem empregados princípios de projeto adequados. Em um ambiente construtivista, o domínio dos conhecimentos deve ser modelado em termos de situações. Esta forma de abordar o conhecimento encontra-se definida nos chamados ambientes de aprendizagem com instrução centrada em modelos. Nestes programas instrucionais, os exemplos que esclarecem os conceitos são precedidos por modelos conceituais relacionados. Propõe-se o desenvolvimento de um sistema onde seja possível construir ambientes de aprendizagem com instrução centrada em modelos, em conformidade com os padrões e princípios de projeto definidos pela comunidade internacional do campo de desenvolvimento de sistemas instrucionais. ...
Abstract
The initiatives to develop teaching-learning environments have been growing lately, but we didn’t find any consistent success because the frameworks and standards lack of adoption. In a constructivist environment, the knowledge domain should be modeled in terms of situations. This knowledge representation approach is presented in model centered instruction teaching-learning environment. In these instructional systems, the meanings of the concepts are predicted by related conceptual models. We p ...
The initiatives to develop teaching-learning environments have been growing lately, but we didn’t find any consistent success because the frameworks and standards lack of adoption. In a constructivist environment, the knowledge domain should be modeled in terms of situations. This knowledge representation approach is presented in model centered instruction teaching-learning environment. In these instructional systems, the meanings of the concepts are predicted by related conceptual models. We propose a system to create model centered instruction teaching-learning environments, compliant to the international community standards. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
Este item está licenciado na Creative Commons License