Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Eduardo Ribaspt_BR
dc.contributor.authorFroes, Marcos Feierpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:32Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107956pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese de doutorado dá prosseguimento à iniciativa de um grupo de pesquisa da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, perseguindo o desenvolvimento de novas soluções para o aprimoramento do ferramental disponível para aprendizagem em Administração. No desenvolvimento de um sistema para aprendizagem é fundamental que se leve em conta a abordagem pedagógica e, para aprendizagem em Administração de Empresas, há uma especialmente interessante, empregada no desenvolvimento dos chamados ambientes complexos de aprendizagem. Estes sistemas instrucionais compreendem aplicações compatíveis com os princípios construtivistas de aprendizagem. A aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning - PBL) se trata de uma abordagem em grande sintonia com os princípios construtivistas. A PBL se distingue por fazer de um problema o ponto de partida para o processo de aprendizagem. O principal objetivo que se persegue é o de catalizar aos aprendizes o desenvolvimento de conhecimentos sobre um domínio em questão. No âmbito desta pesquisa, acredita-se que esta catálise se obtém a partir da motivação do aprendiz em buscar o conhecimento e da disponibilidade de recursos instrucionais adequados às suas necessidades. Em uma abordagem PBL, são utilizadas situações problemáticas a fim de provocar esta motivação nos aprendizes. Neste cenário, a recomendação de recursos instrucionais contextualizados com a situação problemática e úteis para elucidá-la pode ser o catalizador para os esforços do aprendiz no processo de aprendizagem. Um sistema para construção de ambientes para aprendizagem baseada em problemas com recomendação contextualizada de recursos instrucionais é apresentado. O sistema foi projetado para promover estes processos dentro de uma perspectiva construtivista, a partir da interação do aluno com situações realísticas. O sistema foi aplicado em uma disciplina de Administração de Projetos e avaliado em um contexto de aprendizagem por gestores de uma organização que utiliza a abordagem de trabalho por projetos. Na avaliação dos participantes, o ambiente proporcionou atividades autênticas, as ações foram organizadas de forma a despertar a curiosidade, os recursos instrucionais recomendados estavam contextualizados com a situação problemática e foram úteis no processo de elucidá-la.pt_BR
dc.description.abstractThis Ph.D. dissertation continues a Federal University of Rio Grande do Sul Business School’s research group initiative, pursuing the availability of tools to scaffold business administation learning process’ improvement. In order to develop a system to scaffold the learning process is fundamental to consider the pedagogical approach. Considering Business Administration learning, an interesting approach applied to the systems is named Complex Teaching-Learning Environments. Those environments follow the constructivist’s principles. The Problem-Based Learning (PBL) is a pedagogical approach that follows the constructivist’s principles. PBL distinguished itself by making problems a starting point of the learning process. The recommendation of learning resources related to the problem and useful to elucidate it might be a desirable scaffold to the learning process. A system to construct problem-based learning environments empowered with instructional resources recommendation is presented. The system was designed in a constructivist perspective and the environments are modeled in terms of realistic situations. The system has been evaluated by project managers in a Project Management learning context. According to the participants’ evaluation, the activities were authentic, the actions were organized in order to stimulate curiosity, and the recommended instructional resources were related to the problematic situations and useful to elucidate them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleUm sistema para construção de ambientes com recomendação contextualizada de recursos instrucionais para aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000946939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record