Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Ana Rachel Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107934 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva investigar e analisar como um planejamento pedagógico dirigido a uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre contempla os gêneros orais. Ancorada nos postulados de Mikhail Bakhtin e inspirada nos conceitos de gêneros discursivos e sequência didática de Joaquim Dolz, Michèlle Noverraz e Bernard Schneuwly, analiso quais gêneros orais são privilegiados neste planejamento, como são considerados e quais práticas de linguagem estão relacionadas às atividades desenvolvidas. Para operacionalização deste estudo de caso, foram realizadas análises documentais de planejamentos de quatro semanas letivas e observações em sala de aula registradas em um diário de campo. A partir dos dados obtidos, elegi, para análise, um gênero primário e um secundário. A conversa, como gênero primário, destacou-se por ser o de maior ocorrência nas práticas acompanhadas e também por ser orientado pela professora com a finalidade de levar os alunos a perceberem e respeitarem as regras conversacionais. Como gênero secundário, selecionei o seminário para analisar a proposta de uma sequência didática desenvolvida na turma a partir da qual foi possível encontrar pontos coincidentes com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); dentre eles, evidenciou-se tanto a progressão das habilidades orais exigidas quanto a retomada da estrutura do gênero para a produção final. Como considerações finais, destaco a importância do trabalho pedagógico com gêneros primários para o desenvolvimento das capacidades discursivas dos alunos em direção aos gêneros secundários. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945379 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)