Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCamini, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorBrito, Aline Araujopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107933pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública de Porto Alegre, com o objetivo de mapear os discursos que constituem as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem da letra cursiva. Duas questões principais nortearam o estudo: que sentidos são atribuídos por professores para o ensino da letra cursiva? Esse ensino vem ocorrendo, ou não, de modo consistente e sistemático na escola? O corpus de análise foi composto por questionários e entrevistas com professoras dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, conversas da pesquisadora com alunos sobre como ocorreu aprendizagem da letra cursiva, além de materiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a análise dos dados produzidos, utiliza-se a perspectiva foucaultiana de análise do discurso. Por esse viés, o discurso é compreendido em seu caráter constitutivo de realidades e produtor de saberes, tendo sua existência sempre vinculada a relações de poder (FISCHER, 2001). As análises apontaram para: 1) a produtividade do discurso da Psicogênese, no que se refere a determinar a letra ideal para o início do processo de alfabetização; 2) a falta de consenso sobre a necessidade de ensino da cursiva; e 3) a prescrição, pelo PNAIC, da retomada do ensino da letra cursiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectFoucault, Michel 1926-1984.pt_BR
dc.titleReflexões acerca do ensino da letra cursiva em uma escola pública de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945373pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem