Reflexões acerca do ensino da letra cursiva em uma escola pública de Porto Alegre
Fecha
2013Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública de Porto Alegre, com o objetivo de mapear os discursos que constituem as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem da letra cursiva. Duas questões principais nortearam o estudo: que sentidos são atribuídos por professores para o ensino da letra cursiva? Esse ensino vem ocorrendo, ou não, de modo consistente e sistemático na escola? O corpus de análise foi composto por questionários e entrevistas com professoras dos três ...
O presente artigo é resultado de pesquisa realizada em uma escola pública de Porto Alegre, com o objetivo de mapear os discursos que constituem as práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem da letra cursiva. Duas questões principais nortearam o estudo: que sentidos são atribuídos por professores para o ensino da letra cursiva? Esse ensino vem ocorrendo, ou não, de modo consistente e sistemático na escola? O corpus de análise foi composto por questionários e entrevistas com professoras dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, conversas da pesquisadora com alunos sobre como ocorreu aprendizagem da letra cursiva, além de materiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a análise dos dados produzidos, utiliza-se a perspectiva foucaultiana de análise do discurso. Por esse viés, o discurso é compreendido em seu caráter constitutivo de realidades e produtor de saberes, tendo sua existência sempre vinculada a relações de poder (FISCHER, 2001). As análises apontaram para: 1) a produtividade do discurso da Psicogênese, no que se refere a determinar a letra ideal para o início do processo de alfabetização; 2) a falta de consenso sobre a necessidade de ensino da cursiva; e 3) a prescrição, pelo PNAIC, da retomada do ensino da letra cursiva. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1951)
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