Crianças/adolescentes infectados pelo HIV por transmissão vertical : processo de revelação diagnóstica
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Date
2008Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo buscou conhecer o processo de revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) às crianças/adolescentes infectados por transmissão vertical na literatura nacional e norte-americana, identificando o momento mais adequado para a revelação do diagnóstico; o papel dos profissionais da saúde, destacando a enfermagem, bem como conhecer as estratégias utilizadas no processo de revelação do diagnóstico. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica dese ...
Este estudo buscou conhecer o processo de revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) às crianças/adolescentes infectados por transmissão vertical na literatura nacional e norte-americana, identificando o momento mais adequado para a revelação do diagnóstico; o papel dos profissionais da saúde, destacando a enfermagem, bem como conhecer as estratégias utilizadas no processo de revelação do diagnóstico. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de livros, material elaborado pelo Ministério da Saúde e nove artigos científicos. A partir da análise do material coletado, foi possível identificar os principais aspectos relacionados ao processo de revelação do diagnóstico. Em primeiro lugar, pode-se identificar as dificuldades que os pais/cuidadores encontram em tratar desse assunto com as crianças/adolescentes na intenção de suprir suas dúvidas e questionamentos de maneira adequada. Destaca-se o papel do profissional da saúde neste ínterim, revelando-se como um mediador do processo, preparando não somente as crianças/adolescentes para a recepção do diagnóstico, mas também os pais/cuidadores para a revelação do diagnóstico. Constata-se, ainda, a relevância de adequar, ao processo de revelação, as etapas do desenvolvimento humano, a fim de planejar o início desse processo com as crianças. Além disso, identificou-se as principais incertezas e obstáculos impostos pelos pais/cuidadores à revelação; as dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde, como o despreparo para a participação desse processo; e as estratégias a serem utilizadas pelos profissionais da saúde no estímulo à revelação do diagnóstico. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
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