Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental
Visualizar/abrir
Data
2007Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir da implantação do Programa de Saúde da Família, tornou-se necessário estabelecer novas formas de interação entre os usuários e os profissionais de saúde. Isto porque, neste programa, a lógica da assistência foi subvertida à realidade de quem se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se premente buscar alternativas ao modelo hospitalocêntrico vigente, até então, no país. Esta pesquisa procurou estruturar, através de uma revisão de literatura, a construção de um protótipo do a ...
A partir da implantação do Programa de Saúde da Família, tornou-se necessário estabelecer novas formas de interação entre os usuários e os profissionais de saúde. Isto porque, neste programa, a lógica da assistência foi subvertida à realidade de quem se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se premente buscar alternativas ao modelo hospitalocêntrico vigente, até então, no país. Esta pesquisa procurou estruturar, através de uma revisão de literatura, a construção de um protótipo do aparelho circulatório e o seu benefício no ensino e problematização da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), vindo a reforçar, dessa forma, os princípios de universalidade, eqüidade e integralidade que regem as ações de saúde. Como resultado constatou-se que as iniciativas nesta direção ainda são incipientes, em virtude da prevalência de trabalhos de conteúdo prescritivo e unidirecional. Procurou-se demonstrar que a construção de tal equipamento está uníssona com o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da (HAS), podendo proporcionar uma melhor caracterização dos agravos à saúde advindos desta síndrome, funcionalidade e integração entre as pessoas e as terapêuticas ofertadas. Registra-se também que a continuidade de ações no intuito de traduzir e problematizar as práticas de saúde exerce o efeito de consolidar o SUS como filosofia e prática de assistência, em detrimento de outras que tão logo reproduzem a ordem estabelecida. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1140)
Este item está licenciado na Creative Commons License