Processo de Bolonha : a reforma do sistema de educação superior europeu
Fecha
2009Materia
Resumo
O artigo discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa a partir do Processo de Bolonha. Na primeira parte, faz-se uma análise do contexto histórico e social ressaltando os principais elementos que elevaram a educação superior a tema central na pauta da agenda de decisões das esferas políticas supranacionais européias. Na segunda parte são apresentadas as principais características desse processo, a partir dos diferentes Comunicados assinados pelos Ministros da Educação d ...
O artigo discute as transformações dos sistemas de educação superior na Europa a partir do Processo de Bolonha. Na primeira parte, faz-se uma análise do contexto histórico e social ressaltando os principais elementos que elevaram a educação superior a tema central na pauta da agenda de decisões das esferas políticas supranacionais européias. Na segunda parte são apresentadas as principais características desse processo, a partir dos diferentes Comunicados assinados pelos Ministros da Educação dos países que aderiram ao processo, destacando as principais linhas implementadas: adoção de um sistema baseado em ciclos; estabelecimento do sistema de transferência e acumulação de créditos; promoção da mobilidade; investimento na qualidade; criação do Espaço Europeu de Educação Superior. ...
Abstract
This article discusses the changes in European higher education systems after the Bologna Process. The first part presents its historical and social context highlighting the aspects which brought higher education to the fore of the European supranational agenda. The second part presents the main characteristics of the changes after the Communiqué’s signed by European Ministers of Education who joined the process of reform: adoption of an educational system based on three cycles (bachelor, maste ...
This article discusses the changes in European higher education systems after the Bologna Process. The first part presents its historical and social context highlighting the aspects which brought higher education to the fore of the European supranational agenda. The second part presents the main characteristics of the changes after the Communiqué’s signed by European Ministers of Education who joined the process of reform: adoption of an educational system based on three cycles (bachelor, master and doctorate studies); establishment of a Credit Transfer and Accumulation System; facilitating mobility; improving quality; creation of the European Space for higher Education, among others. ...
En
Tomo : revista do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. São Cristovão, SE. N. 15 (jul./dez. 2009), f. 15-39
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Nacional
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