A proposta de pesquisa-formação em saúde : construção do método de Círculos em Redes
Fecha
2013Autor
Resumo
O ensaio apresenta a proposta da pesquisa-formação em saúde, a construção do método de círculos em redes. A pesquisa-formação é conjugação da pesquisa-ação com educação permanente em saúde, um arranjo de produção do conhecimento e intervenção coletiva onde pesquisador(es) e pesquisado(s) aprendem, fazem perguntas e conformam saberes. A proposta tem vista introduzir novas possibilidades à investigação em saúde, contrapõe-se à racionalidade científica moderna, substituindo a noção de pergunta ou ...
O ensaio apresenta a proposta da pesquisa-formação em saúde, a construção do método de círculos em redes. A pesquisa-formação é conjugação da pesquisa-ação com educação permanente em saúde, um arranjo de produção do conhecimento e intervenção coletiva onde pesquisador(es) e pesquisado(s) aprendem, fazem perguntas e conformam saberes. A proposta tem vista introduzir novas possibilidades à investigação em saúde, contrapõe-se à racionalidade científica moderna, substituindo a noção de pergunta ou foco pela noção problema educossanitário, aludindo à necessidade de construção coletiva de saberes em realidades onde a saúde está em causa. O método de círculos em redes permite reconhecer a produção do saber como resultante de dados complexos, múltiplos, plurais, coletivos e colaborativos, que se enunciam como conhecimento, como aprendizado e como disposição ao estranhamento. O ensaio indica que os círculos em redes emergem de um processo de pensamento entre pesquisadores, pesquisados e interlocutores, onde modo de pesquisar e investigação não apenas buscam a produção de conhecimento novo ou novas informações, mas a produção de modos de pensar e ainda uma inteligência coletiva entre aqueles interessados com o tema de pesquisa. ...
En
RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 7, n.4 (dez. 2013), 19 p.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39559)Ciencias de la Salud (10608)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License