Show simple item record

dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorAramburú, Juliane Viégaspt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.date.accessioned2014-11-20T02:15:30Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1827pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107169pt_BR
dc.description.abstractA compreensão de questões cada vez mais complexas exige um novo tipo de educação, que enfoque as várias dimensões do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste início de século XXI. Sob essa ótica, o artigo visa analisar a produção científica sobre o ensino na área de Administração e o alinhamento desta com os princípios desenvolvidos por Morin para a educação do futuro, baseando-se no paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pós- Graduação em Administração, na área de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que vários deles não contemplam nenhum dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Morin (2003). A maioria ainda enfoca questões relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente positivista, fragmentada, não contemplando as diversas dimensões dos seres humanos e suas inter-relações. Alguns artigos tratam de temáticas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Através das indagações e reflexões feitas, buscou-se favorecer a ampliação do conhecimento na área e a formação profissional consciente e pertinente à complexidade da nova sociedade do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn order to understand problems that get increasingly more complex, a new perspective for education seems to be required, focusing on the multiple dimensions of human beings. Under this assumption, this article analyses the scientific production regarding education in the field of Business Administration and its alignment with Morin’s principles for future education, based on complexity paradigm. For such aim, 103 articles presented between 2002 and 2005 at the Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração have been analysed. Findings show that most of the papers focus education under a positivist, fragmented perspective, not contemplating any of Morin’s seven proposals for future education. A few integrate the complexity paradigm perspective. One expects that reflexions developed will benefit the knowledge growing of the field, as well as a conscious professional development, adequate to the complexity required by the present society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão.org. Recife, PE. Vol. 7. n. 2, (maio/ago. 2009), p. 150-169pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness administration educationen
dc.subjectInstituicao de ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino : Administracao : Brasilpt_BR
dc.subjectComplexity paradigmen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectParadigma da complexidadept_BR
dc.titleProdução científica sobre o ensino em administração : uma avaliação envolvendo o enfoque do paradigma da complexidadept_BR
dc.title.alternativeScientific production regarding education in business administration : an evaluation under the complexity paradigm perspectiveen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000729388pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record