Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchäffer, Margarethpt_BR
dc.contributor.authorDrügg, Angela Maria Schneiderpt_BR
dc.date.accessioned2007-09-11T05:09:53Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10642pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consiste num estudo sobre o processo de constituição psíquica da criança em idade escolar a partir do conceito tempo de latência, buscando articulá-lo ao processo de escolarização da infância. Situa o conceito no conjunto da obra freudiana desde seus primeiros trabalhos sobre as neuroses e a sexualidade infantil, passa pelo período de formulação da teoria das pulsões, localiza-o no contexto da teoria estrutural e, igualmente, nas reflexões de Freud acerca das relações entre natureza e cultura. Em sucessão, verifica os desdobramentos que o conceito tem na obra de reconhecidos psicanalistas que se dedicaram à análise de crianças, como Melanie Klein, Anna Freud, Donald Winnicott, Charles Sarnoff e Françoise Dolto, culminando com uma leitura do tempo de latência como um tempo lógico a partir do enfoque lacaniano. Enquanto tempo lógico infere que a latência não decorre de um processo natural, desencadeado pelo organismo, e sim pela demanda do Outro. Nesse sentido procura vinculá-lo às transformações culturais da modernidade, entre estas o processo de escolarização da infância. Sustenta que a escolarização favorece a constituição do tempo de latência, na medida em a escola se organiza como o espaço social destinado à criança, distanciando-a do ambiente familiar sem, no entanto, incluí-la no mundo adulto, ao mesmo tempo em que possibilita formas de sublimação. Entendendo o tempo de latência como uma produção do laço social, cogita que novas transformações na cultura podem extingui-lo enquanto tempo constitutivo. Aponta que fraturas na sustentação do trabalho psíquico deste tempo constitutivo aparecem em algumas formações clínicas, como a inibição intelectual e a fobia escolar.pt
dc.description.abstractThe research consists of a study on the process of psychic constitution of the child in school age from the concept of latency time, searching the education process of infancy. It points out the concept in the set of the Freudian workmanship since the first works on the neuroses and the infantile sexuality, passes for the period of formularization of the drive theory, still locates it in the context of the structural theory and in the reflections of Freud about the relations between nature and culture. To leave of this, it verifies the unfoldings that the concept has in the workmanship of recognized psychoanalysts who had dedicated themselves to analyze of children as Melanie Klein, Anna Freud, Donald Winnicott, Charles Sarnoff and Françoise Dolto, culminating with a reading of the latency time as a logical time from the lacanian approach. While logical time understands that the latency does not elapse of a natural process, unchained for the organism, and yes for the demand of the Other. In this direction it searches to tie it to the cultural transformations of modernity, between these the education process of infancy. It supports that the education favors the constitution of the latency time, in the measure where the school is organized as the social space destined to the child, distancing itself of the familiar environment without, in meanwhile include them in the adult world, at the same time where it makes possible subliming forms. Understanding the latency time as a production of the social bow, it cogitates that new transformations in the culture can extinguish it while constituent time. It points that breakings in the sustentation of the psychic work of the latency appear in some clinical formations as the intellectual inhibition and the pertaining to school phobia.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTime of latencyen
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectPsychic constitutionen
dc.subjectKlein, Melanie, 1882-1960pt_BR
dc.subjectDriveen
dc.subjectFreud, Anna, 1895-1982pt_BR
dc.subjectSocial bowen
dc.subjectWinnicott, Donald Woods, 1896-1971pt_BR
dc.subjectSarnoff, Charlespt_BR
dc.subjectEducation processen
dc.subjectDolto, Françoise, 1908-1988pt_BR
dc.subjectLacan, Jacques, 1901-1981pt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectIdade escolarpt_BR
dc.subjectTempo de latênciapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPsicologia clínicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPulsãopt_BR
dc.subjectComplexo de Édipopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleA subjetivação da criança escolar : um estudo sobre o tempo de latênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000597082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem