Narradores e personagens nos cadernos de aprendiz O país do carnaval, Cacau e Suor

View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta um estudo dos três primeiros romances de Jorge Amado: O País do Carnaval, do ano de 1931; Cacau, de 1933 e Suor, de 1934, os quais são considerados pelo autor como seus cadernos de aprendiz de romancista. Os objetivos do estudo são comparar e compreender os narradores e a sua relação com a retomada ao naturalismo na literatura de 30, que descreve os homens como produto de seu meio e de sua raça; a consciência de classe e as relações sociais a partir da divisão de classes ...
Este trabalho apresenta um estudo dos três primeiros romances de Jorge Amado: O País do Carnaval, do ano de 1931; Cacau, de 1933 e Suor, de 1934, os quais são considerados pelo autor como seus cadernos de aprendiz de romancista. Os objetivos do estudo são comparar e compreender os narradores e a sua relação com a retomada ao naturalismo na literatura de 30, que descreve os homens como produto de seu meio e de sua raça; a consciência de classe e as relações sociais a partir da divisão de classes, pelo viés marxista em que há duas classes em constante confronto (uma dominante e outra dominada); e os personagens que são recorrentes nos três romances, essa análise se baseia em comparar tipos de personagens que trazem semelhança em mais de um romance. ...
Abstract
This paper presents a study of the three first novels written by Jorge Amado: O País do Carnaval, in 1931; Cacau, 1933 and Suor, 1934, which are considered by the author as his notebooks of an apprentice novelist. The objectives of the study are to compare and understand the narrators and their relationship with the resumption to Naturalism in 30's literature, in which men are depicted as a product of their environment and of their race; class consciousness and social relations from the class d ...
This paper presents a study of the three first novels written by Jorge Amado: O País do Carnaval, in 1931; Cacau, 1933 and Suor, 1934, which are considered by the author as his notebooks of an apprentice novelist. The objectives of the study are to compare and understand the narrators and their relationship with the resumption to Naturalism in 30's literature, in which men are depicted as a product of their environment and of their race; class consciousness and social relations from the class division, by Marxist bias in which there are two classes in constant confrontation (one dominant and another dominated); and characters who are recurrent in the three novels, this analysis is based on comparing types of characters that bring similarity in more than one novel. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
