Show simple item record

dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorSilva, Larissa Goulart dapt_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T02:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105260pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange a componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011, sendo esta uma ação recente que visa contribuir com a melhoria do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do país. Estudos anteriores (SARMENTO E SILVA, 2012 e 2013) investigaram o uso do livro didático do PNLD em sala de aula, sem, contudo, investigar o processo de escolha do LD do PNLD. Esta pesquisa é relevante para os professores que poderão refletir sobre a sua prática, para as editoras que poderão repensar a divulgação dos seus materiais e, por fim, para o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários e entrevistas realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para realizar uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the criteria used by teachers of foreign languages in public schools to choose the textbook (TB) from the National Textbook Program (PNLD). The PNLD encompasses foreign languages since 2011, thus, being a recent action. Its aims are to contribute to the improvement of learning a foreign language in public schools. Previous studies (SARMENTO E SILVA, 2012 and 2013) investigated the use of PNLD textbooks in schools and in the classroom; however, these studies did not investigate the selection of PNLD Textbooks. This research is relevant to the teachers, so they can reflect on their own practice; to publishers who may rethink the dissemination of materials and, finally, to PNLD as a way to monitor the development of the program in schools. I analyzed questionnaires and interviews conducted with teachers of English and Spanish. I concluded that most teachers have done an impressionistic selection (CUNNINGSWORTH, 1995) of textbooks due to lack of time for evaluation and lack of knowledge about the resources available to assist in choosing, for example, the textbook guide.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectNational program of textbooken
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectTextbook selectionen
dc.titleA seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941508pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record