Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorFaturi, Rhuany Andressa Raphaelli Soarespt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105122pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente a produção acadêmica brasileira que tem como central o tema da educação presente na obra do sociólogo Émile Durkheim. Pretende-se, a partir deste levantamento, averiguar de que forma o pensamento e os escritos durkheimianos sobre a educação são abarcados, desenvolvidos e utilizados no âmbito da academia brasileira, analisando os discursos, a estrutura argumentativa e a recepção da obra do autor no Brasil. Buscou-se, então, i) realizar um levantamento destas publicações até o momento atual; ii) examinar quantitativamente as principais características destas obras – como periodicidade e a estrutura argumentativa; iii) desenvolver uma análise qualitativa, ressaltando alguns aspectos dos escritos sobre educação de Durkheim que são utilizados com frequência no decorrer das publicações e/ou que se apresentam como avanços para o estudo sobre o autor e este tema e; iv) apresentar uma leitura crítica, ponderando acerca das contribuições, contradições e inconsistências destas obras.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze quantitatively and qualitatively the Brazilian academic production focused in the theme of education in the work of the sociologist Émile Durkheim. This investigation intends to ascertain how Durkheimian thought and writings about education are understood, developed and used in the context of Brazilian academy, analyzing the discourses, the argumentative structure and the reception of the author's work in Brazil. The objectives are: i) to conduct a survey of these publications to the present time; ii) to examine quantitatively the main features of these works - as periodicity and argumentative structure; iii) to develop a qualitative analysis, highlighting some aspects of Durkheim's writings on education that are frequently used throughout the publications and/or presenting as advances for the study of the author and the subject and; iv) to present a critical reading, pondering contributions, contradictions and inconsistencies of these works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDurkheimian theoryen
dc.subjectDurkheim, Émile, 1858-1917pt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.titleA produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheimpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940930pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem