O ser professor na contemporaneidade : entre a utopia de mudar o mundo e o desencantamento com a realidade
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir qual o papel do professor na contemporaneidade, partindo de posturas docentes identificadas em minhas vivências escolares e por meio de bibliografia referente à profissão docente. Nesse sentido, em minha experiência, identifiquei duas perspectivas docentes: um professor utópico que acredita na docência como forma principal de transformar o mundo e outro, um professor desencantado, refém das circunstâncias que permeiam a profissão. Para encontrar alternati ...
Este trabalho tem por objetivo discutir qual o papel do professor na contemporaneidade, partindo de posturas docentes identificadas em minhas vivências escolares e por meio de bibliografia referente à profissão docente. Nesse sentido, em minha experiência, identifiquei duas perspectivas docentes: um professor utópico que acredita na docência como forma principal de transformar o mundo e outro, um professor desencantado, refém das circunstâncias que permeiam a profissão. Para encontrar alternativas à essas duas formas, utilizei-me de alguns teóricos que abordam a questão da docência: Maurice Tardif, Philippe Perrenoud e António Nóvoa. Por fim, nas considerações apresento a idéia de que as duas formas de docência identificadas por mim possuem aspectos necessários à docência, no entanto é preciso encontrar o equilíbrio desses e valer-se dos conhecimentos teóricos já elaborados para a efetivação de uma pratica benéfica a todos, especialmente aos professores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (764)
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