Contrato subjetivo de educação total : a nova relação família-escola
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema de estudo as relações entre a escola e a família frente aos atuais processos de socialização. Tomamos como hipótese a existência de um contrato subjetivo entre as famílias e a escola. Nosso objetivo foi verificar se esse contrato está vigente e como este afeta os professores. A metodologia utilizada valeu-se de observações na escola particular em que trabalho há dezesseis anos, um questionário (“survey”), depoimentos e conversas informais. Tomando por base as categor ...
Este trabalho tem como tema de estudo as relações entre a escola e a família frente aos atuais processos de socialização. Tomamos como hipótese a existência de um contrato subjetivo entre as famílias e a escola. Nosso objetivo foi verificar se esse contrato está vigente e como este afeta os professores. A metodologia utilizada valeu-se de observações na escola particular em que trabalho há dezesseis anos, um questionário (“survey”), depoimentos e conversas informais. Tomando por base as categorias sociológicas propostas por Peter Berger e Thomas Luckman (2009), buscamos verificar, pelos depoimentos dados por alguns professores, indícios de que as famílias estão delegando em grande parte a socialização primaria para a escola. A análise dos dados revelou que é possível estarmos diante de um novo habitus, cujos efeitos são, entre outros, a sobrecarga de trabalho dos professores. Estes, afirmam que existe uma nova responsabilidade que lhes foi atribuída e vai além do limite de suas funções. ...
Abstract
This work is the subject of study the relationship between school and family and is current processes of socialization. We hypothesized the existence of a subjective contract between families and the school. Our goal was to determine whether the contract is effective and how it affects teachers. The methodology drew on observations in the private school I work for sixteen years, a questionnaire (survey), testimonials and casual conversations. Based on sociological categories proposed by Peter B ...
This work is the subject of study the relationship between school and family and is current processes of socialization. We hypothesized the existence of a subjective contract between families and the school. Our goal was to determine whether the contract is effective and how it affects teachers. The methodology drew on observations in the private school I work for sixteen years, a questionnaire (survey), testimonials and casual conversations. Based on sociological categories proposed by Peter Berger and Thomas Luckman (2009) we try to verify, by the testimonies given by some teachers, indications that families are delegating the primary socialization to school. Data analysis revealed that it is possible that we are facing a new habitus, whose effects are, among others, the workload of teachers. They claim that there is a new responsibility assigned to them and goes beyond the limits of their duties. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License