Controle de missão de voo de veículo aéreo não-tripulado
dc.contributor.advisor | Pereira, Carlos Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Behnck, Lucas Pluceno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-28T02:13:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/105055 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe um módulo embarcado capaz de realizar o cálculo de trajetórias de pequenos veículos aéreos não tripulados. Primeiro, o modelo do VANT e do módulo de Controle de Missão é descrito através de diagramas SysML. Em seguida apresentase a concepção de uma plataforma embarcada utilizando um Raspberry Pi capaz de comunicar-se com os VANTs estudados. Dois estudos de caso são apresentados. O primeiro estudo demonstra uma missão cujo objetivo é a visita de diversas localidades (pontos de interesse) em uma região, percorrendo a menor distância possível. A trajetória de visita destes pontos é calculada através do algoritmo Simulated Annealing clássico. No segundo caso, considera-se que os pontos de interesse estão classificados em duas categorias, que devem ser visitadas por dois VANTs especializados em cada uma destas categorias. Neste caso, o algoritmo Simulated Annealing é modificado para permitir a otimização das duas trajetórias. Ambos algoritmos são testados e têm seus desempenhos avaliados, monstrado-se adequados às aplicações. Finalmente, o módulo desenvolvido é testado com sucesso interagindo com múltiplos VANTs em um simulador de voo | pt_BR |
dc.description.abstract | This work proposes an embedded module capable of calculating paths for small Unmanned Aircraft (UA). The UA is modeled through SysML diagrams, then the embedded platform is developed using a Raspberry Pi. Two study cases are presented. The first study case presents an mission in which the UA must inspect a given list of locations (points of interest) in the best possible manner. In this mission, the flight path is calculated using the Simulated Annealing meta-heuristic. The following study case presents a situation where each one of the points of interest belongs to a different class, and should be inspected by an UA with the appropriate specialization. To take this restriction into account; an modified Simulated Annealing is proposed. The two algorithms are successfully tested for both applications. The developed module is tested with the support of flight simulator, interacting simultaneously with multiple UAVs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Unmanned aircraft | en |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Simulated annealing | en |
dc.subject | Path planning | en |
dc.title | Controle de missão de voo de veículo aéreo não-tripulado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000940488 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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