Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2014-10-28T02:13:39Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105025pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral compreender processos de aprendizagem transformadora – que objetivam transformações conscientes nos quadros de referência dos indivíduos, por intermédio da reflexão crítica sobre pressupostos – ocorridos entre gestores. Investigou-se a percepção destes acerca do impacto de problemáticas contemporâneas, enfocando, em especial, questões relacionadas à sustentabilidade. Além disso, discutiu-se o papel da educação gerencial na conscientização desses profissionais quanto à sua responsabilidade no desenvolvimento da sustentabilidade. Para a realização da investigação, foi adotado o método de história de vida. Essa abordagem metodológica favorece o estudo de processos de aprendizagem gerencial, possibilitando a contextualização pessoal, histórica, social, institucional e política das narrativas. Foram entrevistados sete gestores, e teve-se a preocupação de contemplar ambos os gêneros, diferentes faixas etárias e formações superiores, experiências em funções e setores diversos, e a realização de cursos de mestrado em diferentes instituições, obtendo suficiente riqueza de dados para análise e para a consecução do objetivo estabelecido. Os achados em campo revelam que a teoria e os processos de aprendizagem transformadora: 1. não podem ocorrer de modo individual, em meio a pressões sociais e corporativas contrárias, mas sim como um processo de transformação coletiva, compartilhado por outros, em meio a mudanças sociais e culturais; 2. abrem possibilidades para uma formação gerencial que vise a posturas mais críticas e reflexivas, levando em consideração a subjetividade dos indivíduos e visões mais inclusivas e participativas, tal como requer a educação para a sustentabilidade; 3. possibilitam a inserção crítica do gestor na sociedade, incorporando, no processo de ensino e aprendizagem, as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica, além das dimensões intelectual, afetiva e moral e não apenas as materiais, favorecendo o desenvolvimento da sustentabilidade. Sugere-se a realização de pesquisa-ação, em que se incorporem os fundamentos da teoria da aprendizagem transformadora em programas de educação gerencial que promovam a sustentabilidade, dados os potenciais benefícios da reflexão crítica para a consecução dos seus objetivos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand transformative learning processes – aiming at conscious changes in individuals’ frames of references, through critical reflection on assumptions – that occurred among managers. We investigated their perception about the impact of contemporary problems focusing, in particular, issues related to sustainable development. We discuss the role of management education in the awareness of professionals as to their responsibility in the development of sustainability. The life history method was adopted to carry out the research since it favors the study of management learning processes, allowing the personal, historical, social, institutional and political contextualization of narratives. Seven managers were interviewed, including genders, different age groups, higher education programs, positions and experiences in various sectors, who attended to Masters Courses in different institutions, obtaining sufficient data to analyze and to achieve the proposed objective. The findings show that transformative learning theory and its processes: 1. cannot occur individually, in the midst of contrary social and corporate pressures, but as a process of collective transformation shared by others, amid social and cultural changes, 2. open possibilities for management education that seeks to develop a critical and reflective posture, taking into account the subjectivity of individuals and more inclusive and participatory visions that education for sustainability requires, 3. make it possible the critical insertion of managers in society, incorporating in the teaching and learning process, the social, political, cultural and historical dimensions beyond the intellectual, emotional and moral and not just the economical, favoring sustainable development. We suggest carrying out an action research incorporating the fundamentals of transformative learning in management education programs that encourage sustainability given the potential benefits of critical reflection to achieve its goals.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo comprender los procesos de aprendizaje transformador – que tienen por objeto cambiar los marcos de referencia en los individuos conscientes, a través de la reflexión crítica sobre los supuestos – que se produjo entre los directivos. Se investigó la percepción sobre el impacto de los problemas contemporáneos centrados en particular en las cuestiones relacionados con el desarrollo sostenible. Se discute el papel de la educación de gestión en la concienciación de los profesionales en cuanto a su responsabilidad en el desarrollo de la sostenibilidad. Para llevar a cabo el método de investigación fue la historia de vida que favorece el estudio de los procesos de gestión del aprendizaje, permitiendo la contextualización personal, histórica, social, institucional y política de las narrativas. Entrevistamos a siete gerentes, incluyendo ambos sexos, diferentes grupos de edad y programas de educación superior, los roles y experiencias en diversos sectores, y la realización de cursos de posgrado en diferentes instituciones. Se obtuvieron datos con riqueza suficiente para el análisis y para alcanzar el objetivo establecido. Los resultados muestran que la teoría y los procesos de aprendizaje transformador: 1. no pueden ocurrir de forma individual, en medio de presiones sociales y de las empresas contrarias, sino como un proceso de transformación colectiva, compartida por otros, en medio a cambios sociales y culturales, 2. abren posibilidades de una educación de gestión crítica y reflexiva, teniendo en cuenta la subjetividad de los individuos y contemplando visiones más incluyentes y participativas que la educación para la sostenibilidad requiere, 3. permitiría la inserción crítica de los gerentes en la sociedad y la incorporación en la enseñanza y el aprendizaje de las dimensiones socio-económicos, políticos, culturales y históricas más allá de lo intelectual, emocional y moral, no sólo los materiales, favoreciendo el desarrollo sostenible. Se sugiere llevar a cabo una investigación-acción que incorpora los fundamentos de la teoría del aprendizaje transformativo en los programas de educación para gestión orientados a la sostenibilidad teniendo en cuenta los beneficios potenciales de la reflexión crítica para lograr sus metas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração Mackenzie [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 15, n. 3 (maio/jun. 2014), p. 221-252pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransformative learningen
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_BR
dc.subjectCritical reflectionen
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectAprendizagem gerencialpt_BR
dc.subjectEducation for sustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectLife historyen
dc.subjectAprendizaje transformativoes
dc.subjectReflexión críticaes
dc.subjectEducación para la sostenibilidades
dc.subjectDesarrollo sosteniblees
dc.subjectHistoria de vidaes
dc.titleTeoria da aprendizagem transformadora : contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeTransformative learning theory : contributions to management education oriented to sustainabilityen
dc.title.alternativeTeoría de aprendizaje transformadora : contribuciones para la educación de gerentes centrada en la sostenibilidades
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000940772pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem