Show simple item record

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorKunrath, Sandra Elisapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-28T02:13:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105018pt_BR
dc.description.abstractNo ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.pt_BR
dc.description.abstractCreativity, within the organization environment, is a result from the interaction of sev-eral factors such as organizational culture, resources availability, expertise, leadership, motivation, strategy and group formation. This work did aim to identify and organize these factors in individual, group and organization levels. It was conducted as an ex-ploratory study intending to boost organizational creativity understanding in Brazilian companies. Factors identified in the literature were checked against Brazilian innovation professionals of well-known organizations through quantitative interviews. The research data did corroborate the factor’s importance making possible to build a structure of the factors that influence creativity in organizational context. The results have also demon-strated that there is alternation of importance of these factors according to the organiza-tion profile. As a result is possible to say that having a factor’s structure enable organi-zations to improve their creative potential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational creativityen
dc.subjectIndividual levelen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectGroup levelen
dc.subjectOrganizational levelen
dc.titleFatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000938435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record