Show simple item record

dc.contributor.advisorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorBraum, Cesar Augustopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-28T02:13:28Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105006pt_BR
dc.description.abstractDecidir entre as melhores alternativas de produtos para compor o portfólio de uma empresa é um problema complexo e que envolve múltiplos critérios. Este trabalho tem como foco, a adaptação de um modelo de Gestão de Portfólio de Produtos, que possua um caráter quantitativo, flexível, de fácil aplicação e que contemple requisitos importantes para avaliação da carteira de projetos e produtos das indústrias farmacêuticas. O propósito é que este modelo auxilie os gestores das empresas deste setor na tomada de decisão estratégica em relação ao portfólio atual e futuro dos seus produtos, de maneira mais assertiva e reduzindo as subjetividades das escolhas. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação, cuja pesquisa de campo foi realizada em uma organização do setor farmacêutico nacional de pequeno porte, que buscava otimizar o seu processo de seleção e priorização de produtos / projetos. Desta forma, a partir de uma revisão sistemática simplificada do tema; do acesso a documentos que descrevem o processo de desenvolvimento de produtos e seleção de projetos da referida indústria; bem como de entrevistas em profundidade com os diretores da empresa, foi possível levantar os principais critérios para a tomada de decisão gerencial estratégica da carteira de produtos. Estes critérios foram alocados em uma estrutura de Gestão de Portfólio de Produtos, desenvolvida por Danilevicz e Ribeiro (2013), intitulada Decisões Estratégicas de INovação (DEIN), a qual deu origem ao modelo de Decisões Estratégicas de INovação para o setor Farmacêutico (DEIN-FARMA). Este modelo ajustado foi aplicado utilizando-se os produtos e projetos reais desta empresa gerando, ao final, um portfólio de produtos definido para o próximo período e com um ganho de inovação de 50%. Logo, o DEIN-FARMA permitiu o alinhamento dos produtos às estratégias da empresa, a otimização dos recursos, a redução dos riscos inerentes aos lançamentos, o balanceamento do portfólio e a maximização do seu valor.pt_BR
dc.description.abstractDecision making in product portfolio of a company is a complex problem that involves multiple criteria. The aim of this study is the adaptation of a Product Portfolio Management Model. This model must to be quantitative, flexible, easy to be applied, and including important requirements for evaluating the pharmaceutical projects and products. The purpose of this model is to serve as a tool to help managers of the sector to make a strategic decision about the current and future portfolio of their products, being more assertive and decreasing the subjectivity of choices. The methodological approach used was the action research, whose fieldwork was carried out in a Brazilian pharmaceutical industry, seeking to optimize their process of selection and prioritization of their products / projects. Thus, from a simplified systematic review of the subject; access to the documents that describe the process of product development and selection of projects, as well as, in-depth interviews with the directors of the company , it was possible to raise the main criteria for making strategic management decision of the product portfolio. These criteria were allocated on a structure of Product Portfolio Management, previously developed, called Strategic Decisions of Innovation (DEIN), which gave rise to the Strategic Decisions of Innovation model for the Pharmaceutical Industry (DEIN-FARMA). This adjusted model was applied using the real products and projects of this company generating, in the end, a product portfolio set for the next period with a gain of 50% in innovation. Soon the DEIN-FARMA allowed the alignment of the products to the strategies of company, optimize resources, reduce inherent risks, balancing the portfolio and hence maximization of its value.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduct portfolio managementen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_BR
dc.subjectPortfolio management models in pharmaceutical industriesen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectProduct innovationen
dc.subjectDEIN-FARMAen
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.titleAdaptação de modelo de gestão de portfólio de produtos para indústria farmacêuticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000939203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record