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dc.contributor.authorCharczuk, Simone Biccapt_BR
dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2014-10-25T02:16:06Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1984-1655pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104997pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participa-ção de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre discipli-nas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela aber-tura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD.pt_BR
dc.description.abstractConsidérant l’interface de thèmes interdisciplinarité et éducation a distance, dans cet article nous analysons le projet politique pédagogique (PPP) d’un cours de formation à distance visant à étudier comment l`interdisciplinarité est proposé dans ce projet. À cette fin, nous utilisons l'approche conceptuelle proposée par l'épistémologie génétique sur le concept d'interdisciplinarité. Sur le plan méthodologique, nous avons choisi la recherche documentaire pour analyser le projet du cours et le guide de l’enseignant. L'analyse a montré que le PPP fourni l'articulation des composantes du programme d'études au-delà de la division en disciplines fermés et la participation de plusieurs professionnels de différents domaines de interdisciplines partages et développement des activités. Ces éléments sont similaires aux idées exprimées par Piaget sur l'interdisciplinarité comme une assimilation réciproque / relation entre les disciplines et que la possibilité de connexions multiples entre les disciplines encouragées par l'ouverture sur le libre passage de la matière à l'autre. Il est considéré que les connaissances construites dans cet article contribuent non seulement à réfléchir sur la proposition du cours examiné, mais également fournir des indications à considérer la mise en oeuvre de projets interdisciplinaires dans l’éducation à distance.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 5, n.2 (ago./dez. 2013), p. 103-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritéfr
dc.subjectÉducation a distancefr
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProjet politique pédagogiquefr
dc.titleInterdisciplinaridade na educação a distância : uma leitura a partir da epistemologia genéticapt_BR
dc.title.alternativeL’interdisciplinarité dans l’éducation a distance : une lecture de l’épistémologie génétiquefr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000914337pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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