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dc.contributor.authorUllrich, Danielle Reginapt_BR
dc.contributor.authorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-25T02:15:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0103-0620pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104974pt_BR
dc.description.abstractA partir da perspectiva da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, discursivamente apresentada como um processo de parceria entre países semiperiféricos e periféricos para fins de vantagens mútuas, o presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo provocar a reflexão acerca dos termos em que está se dando a cooperação entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para tal, apresenta os projetos e investimentos realizados pelo Brasil, nos últimos doze anos, no conjunto dos PALOPs, notadamente na área de educação, com destaque para os atores por eles responsáveis. Os dados coletados revelam que 77,45% dos projetos de cooperação brasileira na África estão sendo realizados nesses países e que a área da educação é que mais está recebendo recursos (15,53%), alocados, principalmente, em formação profissional, alfabetização e formulação de políticas públicas para a educação. A conclusão a que se chega é que o direcionamento das ações de cooperação está em consonância com objetivos e estratégias da Política Externa Brasileira (PEB), refletindo tanto os objetivos de natureza política e econômica almejados pelo país quanto as questões de natureza cultural referentes à proximidade linguística e à matriz colonial comum ao Brasil e aos referidos países lusófonos.pt_BR
dc.description.abstractFrom the perspective of South-South cooperation for development, discursively presented as a partnership process between peripheral and semi-peripheral countries for mutual benefit, this paper, theoretical, aims to provoke reflection about the terms on which are giving cooperation between Brazil and African Countries of Portuguese Official Language (PALOP). For such, it presents the projects and investments in Brazil over the last twelve years, in all the PALOPs, notably in the area of education highlighting the actors responsible for them. The data collected showed that 77.45% of the Brazilian cooperation projects in Africa, are being conducted in these countries, and the area of education that is getting more resources (15.53%) allocated mainly in vocational training, literacy and formulation of public policies. The conclusion reached is that the orientation of the actions of cooperation is in line with objectives and strategies of Brazilian Foreign Policy (PEB), reflecting both the goals of political and economic pursued by the country as issues of cultural nature in the face the linguistic proximity and common colonial matrix referred to Brazil and Portuguese-speaking countries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociais e humanas [recurso eletrônico]. Santa Maria, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 146-160pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectSouth-South cooperationen
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectPALOPsen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetospt_BR
dc.title.alternativeBrazilian cooperation in education with PALOPs (2000-2012) : main actors and projectsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000932169pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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