Navegação Ensino na Saúde por Autor "Blank, Danilo"
Resultados 1-10 de 10
-
Construção de uma matriz de competências ao internato em medicina
Velho, Alexandre Marques (2021) [Dissertação]O presente trabalho se insere na área de Ensino em Saúde, na linha de pesquisa de processos de ensino em saúde e tem como objetivo geral a proposição de uma matriz de competências com o intuito de subsidiar os processos ... -
Curso sobre cuidados à criança e adolescente com falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar
Godoy, Liége Lessa (2023) [Dissertação]Introdução: A primeira opção de tratamento para os pacientes pediátricos e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica que necessitam de nutrição parenteral por tempo prolongado é a nutrição parenteral ... -
Desafios na prática de gerenciamento de enfermagem em Unidades de Saúde da Família
Ferreira, Diana Estela Froz (2022) [Dissertação]A organização e consolidação das políticas públicas de atenção primária à saúde no Brasil deu-se a partir da criação do Programa de Saúde da Família, o qual possibilitou a integração da epidemiologia, do planejamento e da ... -
Elaboração e aplicação de instrumento avaliativo sobre a prática docente em uma escola pública de saúde em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Esteves, Daniela da Motta (2014) [Dissertação]Os debates sobre a necessidade de formação pedagógica entre os docentes da área da saúde têm ampliado o espaço na agenda de discussões das instituições de ensino e entre estudiosos do tema. O docente tem papel fundamental ... -
Ensino médico sobre a saúde da população LGBTQIA+
Melz, Graziela (2024) [Dissertação]Os cuidados em saúde da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras minorias sexuais (LGBTQIA+) ainda são marginalizados. A formação médica e o Projeto Pedagógico ... -
Implantação de atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs) no ensino baseado em competências em medicina de emergência em um hospital universitário
Pedrollo, Daniel Fontana (2021) [Dissertação]A educação baseada em competências e o uso das atividades profissionais confiabilizadoras (EPAs) como ligação entre uma estrutura de competência e o treinamento prático médico ainda são incipientes em nosso meio. O estudo ... -
Inovação em central de regulação - multiprofissionalismo ou novas competências? : estudo de caso da seccional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Sul
Pinheiro, Andrea Cristiane da Silva (2019) [Dissertação]O objetivo deste estudo qualitativo, descritivo e exploratório é descrever a percepção de cada profissional e dos demais colegas de trabalho, quanto às suas competências (atividades-meio) nas ações exercidas na central de ... -
O papel do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), seus processos de trabalho e matriciamento, na visão dos profissionais das equipes de saúde da família
Morinel, Ieda Cristina (2019) [Dissertação]Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados em 2008 com o objetivo de ampliar o escopo de ações e resolubilidade da atenção básica, sendo responsáveis pela retaguarda técnica das equipes de saúde da família, ... -
Potencialidades e desafios do cuidado em saúde mental a crianças e adolescentes na atenção primária à saúde do Município de Guaíba (RS)
Müller, Ana Cláudia (2022) [Dissertação]Historicamente, o cuidado à saúde mental infantojuvenil deu-se de forma fragmentada e em espaços vinculados à educação e assistência social. Com o movimento da reforma psiquiátrica, foi abraçado pelo campo da saúde, ... -
Quedas em idosos e sua relação com uso de medicamentos e sedentarismo : visão de uma população na atenção primária
Santos, Milton Humberto Schanes dos (2017) [Dissertação]O envelhecimento populacional acelerado brasileiro traz um sério desafio: o aumento da incidência de quedas e, por consequência, a diminuição da capacidade funcional. A relação de quedas com uso de medicamentos e sedentarismo ...