Listar Enseñanza en Salud por autor "Alvarenga, Luiz Fernando Calage"
Mostrando ítems 1-12 de 12
-
Assistência à saúde da população surda no Sistema Único de Saúde – SUS : um estudo exploratório
Barros, Xenia Maria Tamborena (2021) [Tesis de maestría]O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir a atenção integral à saúde de todos os cidadãos. Porém, o contexto sanitário causado pelo novo coronavírus constitui emergência de saúde pública mundial e vem impactando diretamente ... -
Cartografando os processos de ensinar e de aprender em áreas fechadas no contexto hospitalar : os preceptores em cena
Kercher, Priscila Viegas (2019) [Tesis de maestría]As residências multiprofissionais são consideradas importantes espaços de formação em serviço. Foram criadas com a finalidade de qualificar a assistência prestada pelos profissionais no Sistema Único de Saúde. Assim, os ... -
Desenvolvimento e avaliação do núcleo de educação permanente em saúde em um município do Rio Grande do Sul
Santos, Karen Christina Rodrigues dos (2020) [Tesis de maestría]Introdução: Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, bem como os processos de formação e as práticas de educação em saúde, além de ... -
Educação em saúde em um serviço de emergência de alta complexidade : qualificação da transferência de cuidados para leitos de retaguarda do SUS
Chassot, Maicon Daniel (2023) [Tesis de maestría]Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado segundo algumas diretrizes: a descentralização dos serviços, o atendimento integral, a universalidade de acesso, a equidade e a participação da comunidade. O usuário ... -
Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia : cartografia sobre a experiência na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Silva, Lisiane Bernardo da (2021) [Tesis de maestría]OBJETIVO: Esse estudo de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde investigou como foi a experiência de implementação do Ensino Remoto Emergencial na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) - da Universidade ... -
Implicações e contribuições das disciplinas de Saúde e Cidadania do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação para o Sistema Único de Saúde
Schubsky, Juliana Albano (2021) [Tesis de maestría]INTRODUÇÃO: Dentre as disciplinas que compõem o currículo do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), temos as denominadas Saúde e Cidadania (SACIs), as quais são objeto de estudo desta ... -
Interprofissionalidade, ensino e assistência em saúde na pandemia de covid-19 : tempo perdido ou de aprendizado?
Hessel, Thiago (2022) [Tesis de maestría]A pandemia de covid-19 provocou a maior emergência de saúde pública do século, modificando fazeres na assistência à saúde e no ensino na saúde. Assim, este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da ... -
A intersetorialidade em questão : percepção de gestores e profissionais sobre atuação intersetorial em um município do Rio Grande do Sul
Gonçalves, Juliana Lauer (2019) [Tesis de maestría]A intersetorialidade é um dispositivo dos processos atuais de gestão, de organização de processos de trabalho, em âmbitos centrados nas relações de serviços, indivíduos e resolutividades. Os setores em geral inclinam-se a ... -
Práticas colaborativas em oncologia : compreensao do processo de trabalho de uma equipe assistencial
Lorenzzoni, Ana Maria Vieira (2020) [Tesis de maestría]OBJETIVO: O cuidado ao paciente oncológico é complexo e necessita ser realizado por uma equipe que atue de forma integrada, constituída por profissionais que contemplem todas as necessidades dentro do seu processo de ... -
Preceptoria na residência multiprofissional em saúde : uma proposta de qualificação permanente
Michielin, Fabiano da Costa (2021) [Tesis de maestría]INTRODUÇÃO: Nos Programas de Residência na área da Saúde, o preceptor é o profissional que tem a função de desenvolver habilidades clínicas e compartilhá-las com o residente em formação, qualificando o ensino e a aprendizagem ... -
Qualificação da gestão estadual do Programa Academia da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul
Sokoloski, Marcos Rodrigo de Oliveira (2023) [Tesis de maestría]Trata-se de trabalho de conclusão de curso do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem por objetivo desenvolver estratégias para qualificação ... -
Qualificação do processo de regulação via Sistema de Gerenciamento de Consultas - GERCON - na 8º Coordenadoria Regional de Saúde - SES/RS
Silva, Flávio Thume da (2024) [Tesis de maestría]O Pacto Pela Saúde, de 2006, define regulação do acesso à assistência como um conjunto de relações, saberes, tecnologias e ações que intermediam a demanda dos usuários por serviços de saúde, a fim de garantir o acesso com ...