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dc.contributor.authorDall'Alba, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorFerla, Alcindo Antôniopt_BR
dc.contributor.authorGiora, Jamairapt_BR
dc.contributor.authorPossa, Lisiane Bôerpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1981-6278pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104436pt_BR
dc.description.abstractA complexidade das demandas da área da saúde requer cada vez mais plasticidade no modo de gerir, com abordagens multifacetadas e transdisciplinares. A criação de espaços que promovam o desenvolvimento e analise de informação em saúde é estratégia de inovação, principalmente aqueles que promovem a sistematização do conhecimento no cotidiano. A política nacional na área de informação em saúde viabilizou o surgimento do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS). O apoio às novas formas de gestão em saúde, através do uso da informação para o fortalecimento de práticas em saúde é o foco do OTICS, onde foi criada a Estação Escola Grupo Hospitalar Conceição (EE-GHC). Neste artigo fez-se uma análise descritiva da experiência realizada na parceria entre o OTICS e a Escola GHC, utilizando-se inicialmente uma abordagem conceitual relativa aos desafios da atuação em cenários especializados e de grande complexidade e das potencialidades à inovação do uso da informação e suas tecnologias no cotidiano do trabalho e da gestão em saúde. Duas experiências foram analisadas e colocam em questão a potencialidade de uso da informação no desenvolvimento de tecnologias de vigilância sanitária mais voltadas à ideia da integralidade na saúde: a criação de um programa de educação e promoção em saúde relacionado com eventos toxicológicos (PEPSET) em crianças e outra na construção de sistema de monitoramento e rastreamento de próteses ortopédicas. Quanto ao PEPSET foi implementada uma ação multifocal capacitando agentes comunitários de saúde e demais profissionais da saúde. Como resultado, a ANVISA aprovou a metodologia sendo viável para disseminação da experiência em outras localidades e incentivou o mecanismo de avaliação dessas ações que ainda estão em desenvolvimento. A EE-GHC desde a sua implementação conseguiu não somente potencializar o uso da informação para a qualificação dos serviços hospitalares, mas também produziu espaços de desenvolvimento e analise de projetos contribuindo para a obtenção de dados robustos destinados ao fortalecimento da gestão e da atuação em vigilância sanitária, em rede interinstitucional e voltada à qualidade da atenção aos indivíduos e coletividades. A integralidade, nesse caso, se fortalece com a articulação interinstitucional, com a aproximação de estruturas e práticas da vigilância sanitária e da assistência, na produção de conhecimentos úteis ao cotidiano do trabalho e na prospecção em vigilância sanitária e, sobretudo, no fortalecimento da educação permanente em saúde.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 6, n.2 Supl. (2012 ago), 14 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformação em saúdept_BR
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleInformação e comunicação em redes de prática como educação permanente : o caso da estação escola GHC do observatório de tecnologias de informação e comunicação em sistemas e serviços de saúdept_BR
dc.title.alternativeInformation and communication in practice networks as permanent education : the case of the CHG [GHC] School Station of the Observatory of Information Technology and Communication in Health Services and Systemsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000857837pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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