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dc.contributor.authorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T02:13:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104356pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/os alunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temas existentes na sociedade brasileira como um todo.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the construction of teachers’ and students’ identities in the school system, articulating it with gender and sexuality issues. It presents an analysis of an experience in a distance education course in which, by means of a specific discipline, it was sought to map scenes and actions that were proposed in the school in order to produce a debate in the area of diversity. Identities consisted of genres, sexual orientation, race/ethnicity, social class, generations, among other social markers, imply differences in living distinctions which are sometimes experienced harmoniously and sometimes in a rather conflicting and/or violent way. The instability, uncertainty and transience attributed to youngsters are also aspects that characterize our contemporary world. These new youth conditions generate tensions between the subjects involved in educational institutions (teachers, families, and among the students themselves). The analysis has also shown that in situations of conflicts there is a tendency to blame each other revealing: the inability of teachers, broken families, uncompromising students, among other factors. It is argued that the themes related to diversity and specifically related to sexuality and gender sharply constitute this scenario of conflicts, despite the discussions and advances in the understanding of these existing topics in the Brazilian society as a whole.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. Nesp. 1 (2014), p. 135-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectEducationen
dc.subjectConflictsen
dc.subjectGenerationsen
dc.titleSexualidade e identidade no espaço escolar : notas de uma atividade em um curso de educação a distânciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000921962pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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